sexta-feira, 20 de maio de 2016

Polícia desencadeia Operação Cinderela simultânea em todo o Estado


   Polícia desencadeia Operação Cinderela simultânea em todo o Estado - Foto: Polícia Civil - Imprensa

A Polícia Civil, através do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA), em parceria com o Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e Departamento de Policia do Interior (DPI), realizou na tarde e noite de quinta-feira (dia 19/05), a Operação Cinderela. A ação teve por objetivo combater crimes de abuso e exploração sexual praticados contra crianças e adolescentes em todo o Estado. O trabalho encerrou na madrugada desta sexta-feira (20/05).

Segundo a delegada Adriana Regina da Costa, diretora do DECA, foram vistoriados 130 estabelecimentos, onde há suspeita de exploração sexual. A operação Cinderela ocorreu simultaneamente nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Santa Maria, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Vacaria, Santa Cruz do Sul, Rio Grande, Passo Fundo, Pelotas, Uruguaiana, Cachoeira do Sul e Carazinho. Foram localizadas sete adolescentes nos locais, em exploração sexual, ou frequentando os estabelecimentos. Foram presas sete pessoas, pelos crimes de exploração sexual, estupro e porte de arma de fogo. Durante a ação também foram afixados cartazes nos locais, alertando sobre a prática do crime – relatou a delegada.

A operação foi realizada em alusão ao Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, ocorrido no dia 18 de maio, através das Delegacias de Polícia da Criança e do Adolescente. A data tornou-se um marco no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, pois em 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada, no estado do Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado, os agressores nunca foram punidos.

Durante o ano, várias prisões já foram realizadas em combate ao abuso e exploração sexual. Entre elas a Operação Fruto Proibido, desencadeada na cidade de São Luiz Gonzaga, quando nove pessoas foram presas em decorrência de tal investigação. Além disso, em Porto Alegre, neste mês de maio, quatro homens foram presos por estupro de vulnerável, fatos ocorridos no âmbito doméstico, sendo dois deles praticados pelos próprios pais, tendo sido gerados filhos em decorrência do estupro.


Fonte: DECA
Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário