quarta-feira, 4 de maio de 2016

Passo Fundo: Operação da RGE desliga 100 pontos irregulares de energia elétrica em ocupação do Záchia


   Créditos: Lucas Cidade/Rádio Uirapuru

A Rio Grande Energia (RGE), unidade Passo Fundo, realizou uma grande operação de desligamento de pontos clandestinos de energia elétrica no bairro José Alexandre Záchia. Foram cerca de 100 casas, construídas em áreas de ocupação, identificadas com as ligações clandestinas.

Além de não pagarem pela energia elétrica, as ligações clandestinas colocavam em risco a segurança dos moradores. As ligações foram feitas direto nos transformadores da RGE, o que é crime. A RGE informou que a prática afeta também a qualidade do sérvio para a população que paga a sua conta.

Para dar apoio na ação a Brigada Militar foi acionada, garantindo a segurança de todos. A Uirapuru foi até o local e identificou que as casas com ligações clandestinas estavam na chamada Ocupação 4.

Os moradores alegaram que muitas casas foram compradas com dívidas de energia elétrica que chegavam a R$ 2 mil e por isso recorreram às ligações clandestinas. Os moradores questionaram uma forma de pagar os débitos e regularizar a situação, mas afirmaram que a RGE oferece parcelamento para apenas quatro vezes.

Pouco tempo depois que as equipes da RGE saíram um grupo de moradores bloqueou a BR 285 em protesto, em frente a entrada do Bairro.

Nota enviada à imprensa pela RGE:

A Rio Grande Energia (RGE), empresa do Grupo CPFL Energia, por meio de sua Gerência de Serviços de Recuperação de Energia, informa que: preocupada com a segurança da população e com as perdas energéticas que oneram todos os consumidores, realiza, nesta manhã, mais uma etapa de corte de ligações irregulares na sua área de concessão. Cerca de 100 residências na área não regulamentada denominada de “Ocupação Quatro”, do Bairro José Alexandre Zachia, em Passo Fundo, serão desligadas.

Esses 100 clandestinos fizeram ligações irregulares em transformadores que levam energia elétrica a clientes da empresa. A prática, além de crime tipificado do Código Penal Brasileiro, gera o constante risco de incêndio e de acidentes com terceiros nas comunidades atingidas. Além disso, a prática traz prejuízo à qualidade de fornecimento elétrico causando pane no sistema que abastece a região, em razão da precariedade das instalações realizadas. Ações como a desta manhã acontecerão ao longo do ano em municípios da área de concessão da RGE e em outras regiões irregulares de Passo Fundo.









Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo
Fotos: Lucas Cidade/Rádio Uirapuru

Nenhum comentário:

Postar um comentário