quarta-feira, 18 de maio de 2016

Marau: HCR esclarece pagamento de valores do Governo Estadual através de nota



Através de nota publicada na tarde desta quarta-feira (18), o Hospital Cristo Redentor esclareceu a situação financeira da entidade, após anúncio de pagamentos por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 

Na última semana, foi feito o anúncio de pagamento de 140 milhões para quitação de dívidas de hospitais, clínicas e laboratórios que atendem pelo SUS no Estado. Porém, conforme explica a publicação, o valor não é o suficiente para salvar a situação financeira das 245 instituições hospitalares filantrópicas do Rio Grande do Sul. 

No caso do Hospital Cristo Redentor de Marau, os valores anunciados e recebidos representam apenas cerca de 20% do total dos créditos que a entidade tem a receber – o que representa mais de 1,3 milhão referente ao período de dezembro de 2015 a abril de 2016.

Também em nota, o HCR ressalta que segue com dificuldades para manter o fluxo de caixa e permanecer atendendo a população através do SUS. Além disso, a entidade agradeceu ao corpo médico do hospital que segue prestando atendimento, apesar do atraso de honorários.


Confira a nota de esclarecimento na íntegra:

“A Associação Hospitalar Beneficente de Marau (Hospital Cristo Redentor), vem a público, por meio desta nota oficial, esclarecer a sua posição em relação a manchetes da imprensa do RS sobre o pagamento de 140 milhões para quitar dívidas com hospitais, clínicas e laboratórios que atendem pelo SUS no estado.

Os valores pagos mencionados nas matérias de jornal de televisão para quitar as dívidas com os hospitais, são importantes e bem vindos neste momento de grave crise, porém é importante lembrar que , não se trata da “salvação” das 245 instituições hospitalares filantrópicas do RS que juntas possuem uma dívida total de 1,4 bilhões de reais. 

No caso específico do Hospital Cristo Redentor, os valores recebidos nesta semana e anunciados na semana passada pelo governo estadual, representam pouco mais de 20% do total dos créditos que o Hospital possui (a receber) que eram mais de um milhão e trezentos mil reais referentes a serviços já prestados de dezembro de 2015, janeiro, fevereiro, março e abril de 2016.

Portanto, é responsável a publicação desta nota para esclarecer à população marauense e de toda a região que, o Hospital Cristo Redentor, bem como todos os 245 hospitais filantrópicos do Estado do Rio Grande do Sul, continuam com muita dificuldade de fluxo de caixa para manter suas portas abertas e atendendo à população. É oportuno também, fazer um agradecimento público aos médicos que compõem o corpo médico do nosso HCR que mesmo com seus honorários atrasados continuam prestando o serviço mais essencial na vida das pessoas que é o cuidado com a saúde."



Fonte: Jornalismo Vang FM/JM

Nenhum comentário:

Postar um comentário