domingo, 22 de maio de 2016

Demarcações indígenas: debate ocorrerá na Assembleia Legislativa


   Créditos: Rádio Uirapuru

Recentemente o Funai concluiu o estudo que confirmou como terra indígena área de aproximadamente 3 mil hectares no vizinho município de Mato Castelhano. Se o processo tiver sequência e for homologado pelo Governo Federal, 92 propriedades deverão ser desapropriadas em favor dos indígenas caigangues que vivem acampados há anos nas margens da BR 285.

Centenas de famílias de agricultores serão diretamente atingidas e deverão buscar outro local para se instalar. Esse será um dos assuntos abordados durante Audiência Pública que acontecerá na segunda-feira (23), às 13h30, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

De acordo com o deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB), coordenador da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Demarcações de Áreas Indígenas – Em Defesa dos Agricultores, o objetivo é ouvir as partes envolvidas nos processos de demarcações e encontrar alternativas. 

Explica que a região Norte do Rio Grande do Sul é a mais atingida, com 38 ações de demarcação em andamento. Zanchin alerta que cerca de 30 mil famílias podem perder suas terras. O parlamentar afirma que esse processo produz situações de tensão, divisões sociais e instabilidade.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário