quarta-feira, 27 de abril de 2016

Três Passos: Entrevista coletiva nesta quinta-feira apresentará quadro crítico enfrentado pelo Hospital de Caridade

Hospital está com atendimentos eletivos suspensos. Médicos da UTI pediram demissão esta semana


Uma entrevista coletiva marcada para esta quinta-feira (28/), a partir das 10 horas da manhã, servirá para apresentar à comunidade local e regional a situação crítica que o Hospital de Caridade de Três Passos (HCTP) está enfrentando.

O presidente da entidade, Ademir Dreier, o coordenador técnico da UTI do hospital, médico Danilo Cerutti, o coordenador do corpo clínico, médico Silvio Neto, e a representante sindical do Simers, médica Susilene Faé, encaminharam o convite na tarde de hoje. A pauta principal da entrevista são os esclarecimentos sobre as atividades paralisadas no HCTP e a situação financeira da casa hospitalar.

Na semana passada, os médicos anunciaram a paralisação dos atendimentos eletivos, com manutenção apenas dos serviços de urgência e emergência.

Na segunda-feira desta semana, os cinco médicos plantonistas e de rotina da UTI entregaram uma carta de demissão à direção do hospital. Uma das principais motivações para a tomada de decisão coletiva é o atraso no pagamento de repasses financeiros referentes a períodos de 2015 e 2016.

Na noite de ontem, médicos e a direção do hospital se reuniram e iniciaram tratativas para negociar uma solução, que possa ser construída ao longo dos 30 dias em que o aviso-prévio precisa ser observado.

Nesta quarta-feira, o HCTP encaminhou um comunicado aos municípios de Três Passos, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul e Bom Progresso, bem como à 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Frederico Westphalen e Ministério Público, destacando que se não houver regularização dos pagamentos por parte da Secretaria Estadual de Saúde ao hospital, que possibilite o pagamento dos serviços médicos da instituição, haverá suspensão dos serviços prestados na UTI.

De acordo com o comunicado, o Hospital de Caridade tem valores a receber do Estado referente aos incentivos hospitalares correspondentes aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2016, mais valores do SAMU Federal correspondente aos meses de janeiro a março de 2016 e SAMU Estadual referentes aos meses de outubro a dezembro de 2014, outubro a dezembro de 2015 e janeiro a março de 2016, o que totaliza o valor de R$ 1.670.925,77 de passivo.


Fonte: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário