quinta-feira, 28 de abril de 2016

Santo Augusto: Saúde atinge marca histórica de 100% de cobertura da população


   Antigo Posto Central, agora UBS, passou a atender moradores do Centro, Floresta, São Francisco e todos do Interior

A Administração Zé e Naldo está fazendo história no Município de Santo Augusto, com o atendimento básico em saúde para a toda a população, com a criação das Unidades Básicas de Saúde – UBS através das Equipes de Estratégia da Saúde – ESF, passando de DUAS para SEIS UNIDADES, tendo por objetivo, aproximar a população dos locais de atendimento.

Quanto assumiu o governo municipal no ano de 2013, além do Posto de Saúde Central, apenas a UBS ZONA NORTE (ESF 01), chamada de Novo Milênio era a única em funcionamento, atendendo os moradores dos Bairros: Santo Antônio, São João, Cerro Azul, Tiradentes e algumas comunidades do interior, (a obra do prédio da UBS junto a antiga sede do Bairro Sto. Antônio será retomada em breve).

Esta Unidade atende atualmente, através da Dra. Dorales, os moradores dos Bairros: Santo Antônio, Tiradentes e Cerro Azul.  

A Administração anterior entregou o prédio da UBS ZONA SUL (ESF 02) com a sua estrutura física pronta, mas sem instalações elétricas, hidráulicas, sem equipamentos necessários, tanto que a atual administração levou um ano para realizar essas instalações, cercar o prédio e instalar a mobília e no início de 2014 inaugurou aquela Unidade Básica, e vem atendendo, através do Dr. Rudinei, às populações dos Bairros: Santa Fé, Leonízio Gonzato e Getúlio Vargas.

O atendimento aos moradores da ZONA LESTE da Cidade foi contemplado com a instalação provisória junto ao prédio da AFUMUSA – Associação dos Funcionários Municipais de Santo Augusto da UBS (ESF 03) que vem atendendo desde agosto de 2014, (a obra do prédio da UBS próximo a AFUMUSA será retomada em breve), sob o comando da Dra. Genet, os moradores dos bairros: Glória, Santa Rita e Zeca Silva.

Já para cobrir o atendimento aos moradores da ZONA OESTE da Cidade, ou seja, para os moradores residentes nos Bairros Petrópolis e São João, nos primeiros dias deste ano de 2016, foi inaugurada a UBS (ESF 05) no antigo prédio da Casa de Passagem, a qual tem o Dr. Sandro como médico responsável.

E para culminar com a cobertura de 100% da população com atendimento da atenção básica de saúde, durante esta semana, foi colocado em prática no Posto de Saúde Central, o atendimento de mais duas equipes de ESF formando, portanto as UBS (ESF 04 e 06) para atendimento a ZONA CENTRAL e INTERIOR. Uma equipe com o Dr. Florisbaldo e Dr. Rubens atendendo os moradores pertencentes aos Bairros: Centro, Floresta e São Francisco e a outra equipe sob o comando do Dr. Cláudio e Dra. Doralmis, com atendimento aos moradores de todas as comunidades do interior.

É importante ressaltar que, em todas essas Unidades Básicas de Saúde, é preconizado pelo Ministério da Saúde, um turno de atendimento por semana para reunião de equipe e organização interna de trabalho, ou seja, nesses períodos não haverá atendimento ao público - (os turnos que cada UBS estará fechada está sendo divulgado nos informativos radiofônicos).

É a Administração Zé e Naldo cumprindo com mais um item do Plano de Governo, que diz...

– “Oferecer à população o atendimento às suas necessidades básicas em saúde, em sintonia com o Hospital Bom Pastor, resolvendo os problemas das filas de madrugada no Posto Central”.

   UBS Zona Oeste, recém inaugurada, atende Bairros Petrópolis e São João

   UBS Zona Leste na AFUMUSA, atende moradores do Glória, Sta. Rita e Zeca Silva

   UBS Zona Norte, atende cidadãos dos Bairros Santo Antônio, Tiradentes e Cerro Azul

   UBS Zona Sul, recebe cidadãos dos Bairros Santa Fé, Leonízio Gonzato e Getúlio Vargas


Fonte: Celso Luiz Perussatto | Assessoria Especial de Gabinete Prefeitura de Santo Augusto
Fotos: PMSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário