segunda-feira, 28 de março de 2016

Morre a cineasta gaúcha Monica Schmiedt

Ela tinha 54 anos e lutava contra um câncer no aparelho urinário

Último projeto de Monica,
   Último projeto de Monica, "Prova de Coragem" será lançado nos cinemas em maio
   Foto: Ana Mendes / Divulgação / CP

A cineasta gaúcha Monica Schmiedt morreu nesta segunda-feira, em Porto Alegre. Ela estava internada no Hospital Moinhos de Vento. Aos 54 anos, ela lutava há dois contra um câncer no aparelho urinário.

Em boa parte do período em que esteve internada, Monica se manteve ativa e continuou trabalhando em seu último projeto, o longa "Prova de Coragem", adaptação do livro "Mãos de Cavalo", do escritor Daniel Galera. A obra tem previsão de lançamento nacional para o dia 12 de maio.

Produtora de filmes desde a década de 1980, ela foi uma figura fundamental para o desenvolvimento do cinema gaúcho e brasileiro. Durante sua trajetória, produziu títulos como "O Quatrilho" e "Ilha das Flores", além de dirigir documentários como "Antártida, o Último Continente". Ela também foi uma das fundadoras da Casa de Cinema de Porto Alegre.

O velório de Monica ocorre a partir das 18h30min desta segunda, na Capela B do Cemitério Evangélico de Porto Alegre (Guilherme Schell, 467). O enterro está marcado para esta terça-feira em Não-Me-Toque, cidade natal da cineasta.

Para homenagear Monica, a Secretaria de Cultura do RS anunciou que vai promover uma sessão gratuita de "Extremo Sul", filme dirigido por ela e que acompanha uma expedição de alpinistas na Terra do Fogo, na ponta inferior da América do Sul. A exibição ocorre na quarta-feira, às 19h, na Sala Eduardo Hirtz da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736).


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário