quinta-feira, 31 de março de 2016

Funcionários públicos estaduais protestam contra o parcelamento

Três atos foram realizados em regiões diferentes de Porto Alegre

  Funcionários públicos protestaram contra o parcelamento dos salários no Centro Administrativo | Foto: Facebook / Sindsepers / Reprodução / CP
   Funcionários públicos protestaram contra o parcelamento dos salários no Centro Administrativo
   Foto: Facebook / Sindsepers / Reprodução / CP

* Com informações do repórter Gabriel Jacobsen

Três grupos de funcionários públicos realizaram manifestações nesta quinta-feira contra o parcelamento dos salários anunciados pelo governo José Ivo Sartori na última quarta-feira. Organizados pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (Sindsepers Sindicato) e Sindicato dos Técnicos Científicos do Estado (Sintergs), um grupo se posicionou na entrada do Centro Administrativo Fernando Ferrari, outro caminhou da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde até Hospital São Pedro e o terceiro parou a Borges de Medeiros.

Durante o trajeto, os manifestantes da área da saúde, carregando bandeiras dos sindicatos e faixas de protestos, gritaram palavras de ordem contra o governador. "Servidores na rua, Sartori a culpa é tua”, bradavam. Na frente do Hospital São Pedro, o grupo obstruiu a via para protestar.

No Centro Administrativo, os trabalhadores do Estado utilizaram instrumentos musicais e nariz de palhaço para exigir os pagamentos dos salários em dia. O último grupo, formado por funcionários do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, fechou a Borges de Medeiros também com faixas de protesto.

Além do fim das “pedaladas” salariais, os funcionários públicos vinculados ao Sindsepers exigem reajuste salarial imediato, negociação coletiva, plano de carreira com isonomia, básico não inferior ao piso regional, regulação do regime próprio da previdência privada social, contra a retirada dos direitos trabalhistas e contra o desmonte do Estado. A pauta de reivindicações foi aprovada por unanimidade pela assembleia geral no último dia 18.

Parcelamento dos Salários

O governo Sartori anunciou, na quinta-feira, calendário de parcelamentos dos salários dos servidores do Rio Grande do Sul. O pagamento da folha salarial referente a março terá um crédito inicial de R$ 1.250,00, valor integral para 24,58% dos 347 mil trabalhadores vinculados ao Estado. Depois disso, serão oito parcelas até completar toda a folha em 20 de abril. Os pagamentos poderão, variar, dependendo da arrecadação estadual.


Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário