quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Queda da mortalidade infantil: ações da Prefeitura de Passo Fundo ganham destaque nacional


   Créditos: Divulgação/ Prefeitura

A Prefeitura de Passo Fundo é destaque em uma publicação da Fundação Abrinq, organização sem fins lucrativos reconhecida em todo o país pela defesa dos direitos da infância e da adolescência. O Programa Meu Bebê, Meu Tesouro foi pautado como exemplo de boas práticas para melhorar a vida de crianças e futuros adolescentes, com a redução de 25,7% da mortalidade infantil no município até o final de 2014 – em relação ao ano de 2012. Os dados de 2015 ainda estão sendo contabilizados.

O programa já atendeu mais de mil gestantes em situação de risco, com acesso facilitado a exames, palestras e orientações e acompanhamento do bebê até 1 ano de idade. “A atenção à infância é nossa prioridade e o trabalho da Fundação ABRINQ serve como incentivo para seguirmos acreditando que cuidar das crianças é cuidar do futuro", afirmou o prefeito Luciano.

A Fundação Abrinq busca, por meio de ações, programas e projetos, estimular o fortalecimento de políticas públicas de garantia à infância e adolescência. Por isso, boas práticas são divulgadas como exemplo para que experiências positivas possam se multiplicar.

Cuidado que salva vidas

O Programa Meu Bebê, Meu Tesouro promove atenção integral à saúde da mãe e do bebê até o primeiro ano de vida do bebê, mediante um conjunto de ações voltadas a estimulação, proteção e cuidado da gestante e da criança. A partir de assistência à saúde e à educação que se configuram em uma rede, busca-se o diálogo com vários setores. A proposta envolve atividades periódicas de cuidados e estímulos com o objetivo de diminuir o índice de mortalidade infantil e estimular o afeto entre mãe e filho.

O diferencial das gestantes que fazem parte do programa são: monitoramento desde a gestação até o primeiro ano de vida do bebê; encontros trimensais para orientação em relação aos cuidados na gravidez, aleitamento e cuidados com o bebê; entrega de kit de enxoval para o bebê; atendimento em casos de gestação de risco e problemas de saúde da criança – realizadas pela Secretaria da Saúde e pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF), entre outros procedimentos.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário