sábado, 13 de fevereiro de 2016

Morre o ex-deputado Adroaldo Loureiro

Pedetista ocupava vice-presidência do TCE depois de quatro mandatos como deputado estadual

Loureiro foi autor de leis contra o roubo de automóveis e a violência escolar | Foto: Claudir Tigre / TCE / CP Memória
   Loureiro foi autor de leis contra o roubo de automóveis e a violência escolar
   Foto: Claudir Tigre / TCE / CP Memória

Morreu, no final da tarde desta sexta-feira, em Porto Alegre, o conselheiro do Tribunal de Contas e ex-deputado estadual, Adroaldo Loureiro (PDT), aos 68 anos. Ele era segundo vice-presidente da Corte e estava afastado do cargo para tratar das complicações de um câncer. Os atos fúnebres serão realizados neste sábado em Santo Ângelo, sua terra natal.

Loureiro era formado em Odontologia e Direito. Fundador do PDT nas Missões, elegeu-se vereador em 1982 e foi presidente da Câmara Municipal em 1988. Em 1991, assumiu como secretário estadual do Trabalho e Ação Social no governo de Alceu Collares. Em 1992, elegeu-se prefeito de Santo Ângelo.

Conquistou seu primeiro mandato como deputado estadual em 1998, reelegendo-se em 2002, 2006 e 2010. Na Assembleia Legislativa, liderou a bancada do PDT entre 2006 e 2010. Foi presidente de importantes comissões, como a de Assuntos Municipais e a de Economia e Desenvolvimento. Também foi o relator do Plano Plurianual 2000/2003, do Orçamento do Estado para 2002 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2012.

No parlamento gaúcho, foi autor de 24 leis, entre as quais destacam-se a Lei dos Desmanches (combate ao furto e roubo de automóveis) e a Lei Antibullying (contra a violência no ambiente escolar). “Era um líder com grande capacidade de organização, capaz de aconselhar e orientar nas horas importantes”, disse o deputado Ciro Simoni, vice-presidente do PDT gaúcho, sobre o colega.

Loureiro também era empresário no ramo da Comunicação, sendo fundador do Jornal das Missões, veículo com mais de 30 anos de história. Ele deixa a esposa, Neiva Debacco, e os filhos Saulo, Roberto e Eduardo Loureiro, que é o atual líder da bancada do PDT na Assembleia.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário