domingo, 21 de fevereiro de 2016

Maioria das pessoas confunde alergia alimentar com intolerância


   Créditos: Divulgação

O comerciante Osmar Antônio Drey, de 66 anos, vítima de um assalto registrado na Rua Antonino Nazari no bairro Edmundo Trein – COAB 1 em Passo Fundo não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu na manhã deste sábado (20) no Hospital São Vicente de Paulo.

Cerca de 6 a 8% das crianças com menos de três anos de idade e até 3% dos adultos sofrem com a alergia alimentar. Segundo a nutricionista e professora Nair Luft muitas pessoas confundem a alergia alimentar com a intolerância a alguns alimentos. A alergia é uma reação do sistema imunológico, logo após a ingestão de um determinado alimento. Já a intolerância trata-se da diminuição de uma enzima que digere determinada substância presente em alimentos, como leite, amendoim, castanhas.

Ela explica que nos primeiros meses de vida, o bebê pode apresentar algum tipo de alergia, a partir do momento que começa a ter contato com os alimentos. Por isso, destaca a importância do aleitamento materno até no mínimo os seis meses, que prepara a criança imunologicamente, depois disso é preciso evitar alimentos industrializados. É muito raro o bebê possuir a mesma alergia da mãe.

De acordo com a nutricionista, na maioria das vezes os sintomas da alergia alimentar se manifestam no sistema gastrointestinal, mas também podem aparecer irritações na pele, coriza ou chiado no peito. Enquanto não há cura, algumas crianças superam sua alergia alimentar à medida que envelhecem. 


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário