sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

IGP vistoria necrotério após necropsia ao ar livre em Três Passos


IGP vistoria necrotério após necropsia ao ar livre em Três Passos
   Equipe passou o dia na cidade e vistoriou o necrotério/Foto: Três Passos News

Uma equipe do Instituto Geral de Perícias – IGP esteve nesta quinta-feira, 25, em Três Passos. Um perito criminal e a assessora da Corregedoria Geral reuniram-se durante o dia com funcionários do Posto do IML e, no final da tarde, vistoriaram o necrotério que está localizado no cemitério municipal.

A vinda do IGP ocorreu oito dias após a denúncia de moradores de que uma necropsia ao ar livre foi realizada no local. No sábado, 20, o Três Passos News havia informado que uma equipe do IGP viria para Três Passos, entre os dias 25 e 26, visando averiguar os fatos ocorridos e identificar possíveis responsabilidades no âmbito administrativo-disciplinar, segundo o Perito Criminal, Corregedor Geral do IGP/RS, André Luiz Martinelli Santos e Silva.

A reportagem, ao conversar com o perito e a assessora do IGP, foi informada de que o necrotério apresenta melhores condições do que antes e que se faz necessário um climatizador. As informações coletadas seriam levadas à direção do IGP que só depois deverá se pronunciar sobre o caso.

Entenda o caso

Segundo relato de moradores, o corpo de um homem foi jogado sobre o gramado, no lado de fora do necrotério, e ali realizada a autópsia. Elas dizem que o lado externo não seria o local apropriado para necropsiar o defunto. Algumas pessoas chegaram a ligar para as secretarias da Saúde e do Meio Ambiente.

A reportagem tentou ouvir por telefone o legista Douglas Loma Pierola, o mesmo do Caso Odilaine, mas não obteve contato. Já na Secretaria Municipal de Saúde foi informada que a mesma falou com o legista após uma denúncia e que ele informou que o motivo seria o estado avançado de decomposição.

Os moradores questionam se a necropsia ao ar livre é um procedimento correto e amparado por lei. Em contato com o IML de São Paulo, a reportagem recebeu a resposta de que isso não pode ocorrer de maneira alguma, uma vez que existe um lugar para ser feita a autópsia.


Fonte: Três Passos News

Nenhum comentário:

Postar um comentário