segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Grêmio sofre, mas vence o Coritiba na Arena

Douglas aproveitou a falha da defesa para fazer 1 a 0

Em dia de apagão, Grêmio sofre, mas vence Coritiba na Arena  | Foto: Lucas Uebel / Flickr Grêmio / Divulgação / CP
   Em dia de apagão, Grêmio sofre, mas vence Coritiba na Arena | Foto: Lucas Uebel / Flickr Grêmio / Divulgação / CP

Em dia de falta de luz na Arena, o Grêmio venceu o Coritiba por 1 a 0 na noite deste domingo na Arena. Douglas aproveitou uma falha da defesa do adversário para marcar o único gol da partida. O jogo ainda foi marcado pela queda de energia na volta para o segundo tempo. O estádio ficou 19 minutos sem luz, atrasando a realização da etapa complementar. 

Com a vitória sobre o Coritiba, o Grêmio assumiu a ponta do grupo B da Primeira Liga, com quatro pontos. O próximo desafio do Tricolor na competição será o clássico Gre-Nal, agendado para o dia 6 de março, na Arena. Antes disso, na quarta, o time gremista entrará em campo para encarar o Veranópolis dentro de casa. 

Douglas aproveita falha e abre o placar 

Após usar os reservas na estreia da Primeira Liga, o Grêmio decidiu investir no entrosamento dos titulares na segunda rodada da competição. Usando força máxima, o Tricolor testou a sua capacidade diante do Coritiba pensando nos jogos futuros pela Libertadores. 

Jogando em casa, o Grêmio tomou rapidamente as rédeas do jogo, mantendo posse de bola sem maiores de dificuldades, ainda que não tivesse penetração. O time de Roger Machado demorou para entrar no jogo, justamente porque Luan, Everton e Pedro Rocha estavam muito bem vigiados pela defesa do Coxa. 

O Coritiba não conseguiu ficar muito tempo com a bola e nas vezes em que avançava pelo meio-campo esbarrava no bom posicionamento tático do Grêmio. Num primeiro descuido, o Coxa conseguiu armar um contra-ataque que terminou com a conclusão do lateral Juan, deslocado pela direita. 

A partida só ganhou um pouco mais de tempero aos 21 minutos, através de um erro inusitado do Coritiba. O goleiro Wilson decidiu cobrar o tiro de meta curto e a bola ficou com o zagueiro Juninho. Vigiado por Douglas, o defensor errou o recuo para Wilson e viu o meia gremista se antecipar e tocar na saída do goleiro para fazer Grêmio 1 a 0. 

O gol, ainda que por acidente, permitiu a melhora do jogo. O Coritiba passou a ser mais agressivo e o Grêmio se beneficiou dessa agressividade, utilizando os espaços deixados na defesa. Em uma dessas oportunidades, aos 32 minutos, Everton foi lançado e saiu na cara de Wilson. O atacante tentou driblar o goleiro, mas perdeu tempo com intervenção do adversário. Era a chance do segundo gol.  

Antes do fim do primeiro tempo, o Grêmio ainda correu riscos na defesa. Após um cruzamento, o goleiro Marcelo Grohe saiu mal e deu a chance para Walisson Maia cabecear. A bola viajava para dentro do gol até que Geromel impediu o empate e garantiu a vantagem gremista no intervalo.

Coritiba pressiona e Grêmio escapa 

A volta do segundo tempo para o jogo entre Grêmio e Coritiba foi atrasada em 19 minutos por conta de uma queda de luz na Arena. Os jogadores foram obrigados a esperar no gramado até que o sistema de iluminação fosse reestabelecido na casa gremista. Com a bola em jogo, o Tricolor retornou ao gramado com Fernandinho na vaga de Pedro Rocha. 

O Coritiba, por outro lado, não modificou a sua equipe no primeiro momento, mas alterou a sua atitude. Marcando em cima e avançando a sua linha defensiva, o Coxa conseguiu criar muitas dificuldades para o Grêmio nos primeiros minutos da etapa complementar. O Tricolor encontrava muitos problemas para fazer a transição ofensiva, obrigando os zagueiros a apelar para o chutão. 

A prova do bom momento do Coritiba no jogo apareceu aos 13 minutos, quando Juan pegou a bola a investiu contra a marcação gremista pela esquerda. O lateral arriscou de fora da área e obrigou Marcelo Grohe a fazer uma grande defesa. Dois minutos depois, o Coxa assustou novamente. Dudu lançou Negueba dentro da área e o atacante chutou rasteiro. Para sorte do Grêmio, a bola tocou na rede pelo lado de fora. 

A resposta do Grêmio veio em alta velocidade e com Luan aos 17 minutos. O jovem meia-atacante se deslocou pelo meio e lançou Douglas dentro da área. O meia dominou e, mesmo marcado, chutou de direita para uma grande defesa de Wilson. Apesar do bom ataque, os erros de passe dificultaram a vida do Tricolor dentro de campo. O Coritiba era melhor e buscava o gol a todo instante. 

O técnico Gilson Kleina deixou o Coritiba ainda mais ofensivo ao colocar o meia Guilherme Parede e no seu primeiro lance o jogador levou perigo ao Grêmio. Aos 27 minutos, ele recebeu a bola na entrada da área e chutou forte. A bola fez uma curva e bateu na junção do gol gremista. 

O jogo ficou ainda mais franco perto do final, quando o Grêmio teve duas chances em dois minutos. Aos 37, Everton recebeu a bola dentro da área de Luan e chutou forte para uma defesa acrobática de Wilson. Em seguida, Everton foi quem criou a jogada perto da área e passou para Fernandinho arriscar rasteiro de canhota para uma nova defesa do goleiro do Coxa. No final do jogo, o Tricolor conseguiu garantiu o resultado de 1 a 0 e garantiu a primeira vitória na Primeira Liga. 

Primeira Liga – 2ª rodada

Grêmio 1 
Marcelo Grohe; W.Oliveira, Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira; Walace (Moisés), Maicon (Edinho), Douglas, P.Rocha (Fernandinho) e Everton; Luan. Técnico: Roger Machado.

Coritiba 0
Wilson; Ceará, Walisson Maia, Juninho e Carlinhos (Vinicius); Amaral, João Paulo, Dudu (Ruy) e Juan; Negueba e Leandro (Guilherme Parede). Técnico: Gilson Kleina.

Gols: Douglas, aos 21/1º;
Cartões Amarelo: Geromel (G); Juan (C);
Local: Arena do Grêmio.
Árbitro: Heber Roberto Lopes.
Auxiliares: Carlos Berckenbrock e Henrique Neu Ribeiro.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário