quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Família rural inhacorense implanta micro abatedouro de peixes


   Foto: Aline Luciane Kuhn

A família Dietrich, que nos últimos tempos vinha já desenvolvendo a atividade de piscicultura, com criação e pesque e pague, buscando melhorar a renda familiar foi incentivada através do setor público à construção de um micro abatedouro de pescado. Vislumbrando um grande potencial quanto à criação e a comercialização da carne de peixe, além da detecçãode uma preferência tanto local como regional, por pescado “in natura” já limpo ou na forma de files, a família abraçou a ideia.

O empreendimento teve apoio da Secretaria Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente e a EMATER-RS/ASCAR, e disponibilidade recursos financiados e advindos da Consulta Popular e Cidadã de 2015 com rebate de 80% de seu montante, que corresponde no total de 34.496,00, e tem como finalidade a aquisição de equipamento, como máquinas de descurar peixe, seladorapara empacotamento a vácuo entre outros. 

Visualizando potencial na atividade e, com valores acessíveis para a quitação do empreendimentoa médio prazo, além do suporte do poder público municipal, afamília Dietrich investiu na construção do prédio com recurso próprio. O micro abatedouro está em fase de construção, situa-se na localidade de Linha Buricá e conta com 75,72 m2. O mesmo tem previsão de abate de aproximadamente de vinte a trinta mil kgpeixes por ano.

Basicamente, o processo de funcionamento é a criação de peixes em viveiros (açúdes) com alimentação adequada, captura e depuração dos mesmos, em seguida o beneficiamento do pescadoe cortes em filés (filetagem) e a embalagem para posterior comercialização.

A Gestão Municipal inhacorense fomenta/incentiva o potencial produtivo dos produtores rurais da agricultura familiar do município e, tem o legado de aumentar a produtividade e diversificação, incentivar a geração e o aumento de empregos e renda no município, bem como a permanência do jovem nas atividades rurais. A atividade de piscicultura mostra efetivamente um potencial agregador de renda e capacidade de abastecimento do mercado local e regional no quesito carne de peixes, cujo pescado poderá ser comercializado na Feira de Produtos Agroindustriais e coloniais que acontece semanalmente junto à Casa de Agricultura Familiar do Município.



Fonte: Aline Luciane Kuhn

Paulo Marques Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário