sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Após noite violenta na Capital, operação da Brigada Militar prende 18

Tiroteios deixaram ao menos três mortos no Centro e na zona Norte de Porto Alegre

Operação Avante mobiliza 300 homens no RS | Foto: Fabiano do Amaral
   Operação Avante mobiliza 300 homens no RS | Foto: Fabiano do Amaral


*Com informações do repórter Nildo Júnior.

A Operação Avante mobilizou forças de segurança por todo o Rio Grande do Sul, com ênfase em Porto Alegre, nesta quinta-feira. Após uma noite marcada por violência, com ao menos três mortes em tiroteios na Capital, a Brigada Militar concentrou efetivo no Morro Santa Tereza, para coibir o roubo de veículos e o tráfico de drogas. Em todo o RS, 300 policiais participam da ação, 120 na área metropolitana.

Dados divulgados no início da madrugada pela Brigada Militar revelaram que 18 pessoas foram presas: 15 em flagrante, além da captura de três foragidos. Também foram apreendidas oito armas de fogo, além de recuperados cinco veículos que haviam sido roubados. 

Conforme a BM, o enfrentamento do roubo e clonagem de veículos, assim como ataques a meios de transporte (táxi, lotação e ônibus) foi o enfoque na primeira fase da operação, até as 20h30min. Depois da 21h, os policiais passaram a atuar nas áreas de conflito e vulnerabilidade social, com ações no Santa Tereza, Grande Cruzeiro, Vila dos Papeleiros e Ilhas. O objetivo principal é a busca de armamentos, munição e fugitivos do sistema prisional.

O novo subcomandante da BM, coronel Andreis Sílvio Dal' Lago, enfatizou a importância da mobilização de forças: "Pretendemos diminuir a criminalidade no médio a longo prazo. É importante dar tranquilidade ao cidadão de bem".

No apoio das ações, foram destacadas 93 viaturas, 11 motocicletas e um helicóptero. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também auxiliou no Vale do Sinos e nas Ilhas.

Tiroteios com morte

Os trabalhos da BM começaram ainda antes da ação coordenada. No início da noite, 
duas pessoas foram executadas dentro de um bar no Centro Histórico da Capital, a menos de 100 metros dos quartéis da Marinha, do Exército e da Brigada Militar. Cinco suspeitos foram presos logo a seguir. Na zona Norte, um suspeito foi morto após tentar fugir de blitz com carro roubado e trocar tiros com a Brigada.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário