quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Aberta oficialmente a safra da uva no Rio Grande do Sul


Abertura da safra ocorre pela primeira vez na região sul do RS
   Abertura da safra ocorre pela primeira vez na região sul do RS - Foto: Gabriel Munhoz

Foi aberta oficialmente, na manhã de quarta feira (03), em Encruzilhada do Sul, na presença do  governador José Ivo Sartori, do secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Ernani Polo e do presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, a Colheita da Uva no Rio Grande do Sul. É a primeira vez que a abertura é realizada na região, que cresce na produção de uvas, possui clima propício e surge como pólo produtor. A região sul já têm cerca de 2 mil e 100 hectares plantados, sendo aproximadamente 600 em Encruzilhada do Sul.
     
Mesmo com a quebra de safra devido a condições climáticas atípicas, como registros de granizo, geada tardia e inverno com altas temperaturas, a expectativa dos produtores é de compensar na qualidade do produto, o que comprova que nossa vitivicicultura é de excelência. “Celebramos esta abertura da colheita como a reafirmação do esforço e do trabalho de nossos agricultores que dedicam-se a manter esta cultura tão rica que é a da uva. Na Secretaria da Agricultura trabalhamos junto com o Ibravin, Fepagro, Emater e Embrapa para qualificar ainda mais o setor e melhorar a nossa já reconhecida produção de uvas, sucos, vinhos e espumantes, para seguir nossa parceria com quem produz”, diz o secretário Ernani Polo.
         
"Celebrar a colheita da uva é celebrar a dedicação dos produtores, o trabalho de sol a sol e a ligação com o nosso passado, com a nossa cultura, com a nossa história", destacou o governador José Ivo Sartori.
        
Após o ato oficial, que aconteceu na área de propriedade da família Valduga, houve caminhada pelo parreiral carregado de uvas Merlot. A expectativa de colheita desta safra é de 350 milhões de quilos de uva nos 41.000 hectares plantados no Estado. O Setor que produz de uvas e vinhos possui significativa importância sócio econômica para o Estado,  envolve 15.000 famílias,  especialmente de pequenos produtores e é composto por cerca de 600  vinícolas ativas. O governador Sartori e o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, entregaram ainda uma caminhonete à Inspetoria Veterinária do município, adquirida por meio de convênio com o Ministério da Agricultura. 
                                 
Crescimento na comercialização de espumantes      
             
Um dado importante é o crescimento da venda/consumo de espumantes e suco, que  tem sido extremamente importante no desempenho positivo do setor nos últimos anos.  De janeiro a dezembro do ano passado, as vinícolas do Estado venderam 18.792.485 litros de espumantes. O volume representa um crescimento de aproximadamente 12% em relação a 2014.


Fonte: Alexandre Farina/Gabriel Munhoz
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação

Nenhum comentário:

Postar um comentário