quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

HCI é referência em cirurgia de transplante de órgãos no RS



A importância da doação de órgãos foi um dos assuntos apresentados no programa Viva Mais RPI de hoje, 28. Na ocasião a Assistente Social do Hospital de Caridade de Ijuí, Maria do Carmo Schumann falou sobre o assunto.

Ela disse que é muito importante que as pessoas informem algum familiar sobre a intensão de doar os órgãos caso seja possível. Conforme Maria do Carmo muitos familiares tem receio em doar, uma vez que não sabem se aquela era uma vontade do falecido.

Maria do Carmo informou que em caso de morte encefálica (cerebral), os médicos fazem diversos testes, com várias horas de intervalo entre um e outro, para atestar o óbito e evitar enganos. Ela salientou que Ijuí, juntamente com Passo Fundo e Rio Grande, são referências no interior do estado em transplantes de órgãos.

No final da conversa a Assistente Social falou sobre a doação de medula óssea. Ela lembrou que os possíveis doadores devem entrar em contato com o Hemocentro de Cruz Alta, uma vez que todos os testes são realizados naquele local.

Ontem, 27, o secretário estadual da saúde, João Gabbardo dos Reis, informou que o estado bateu um recorde de transplantes atingindo a marca de 2.274 cirurgias.


Fonte: RPI - Rádio Progresso de Ijuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário