quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Venda da Cesa não livra Estado de seguir pagando dívidas e quadro de pessoal inativo

Secretário da Agricultura, Ernani Polo, explica que cerca de 30 servidores ainda não aptos a se aposentar devem ser reaproveitados na Pasta



Mesmo que o governo estadual se desfaça da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), o Estado vai continuar tendo gastos em decorrência da estatal. É o que explica o secretário da Agricultura, Ernani Polo. Ele informou que dívidas fiscais e trabalhistas, além do pagamento de aposentados, perfazem custo mensal de R$ 2,5 milhões, que vai perdurar.

Já com relação ao quadro de pessoal, cerca de metade dos 58 servidores está apta para se aposentar, enquanto a outra se aproxima do período de desligamento. Esses devem ser reaproveitados na Secretaria da Agricultura. O responsável pela Pasta classifica a fase como um processo de transição. “Todos os servidores ativos vão continuar trabalhando conosco, mas logo vão se afastar. Vai ser um período de transição e, até o final do governo Sartori, todo o quadro que era da Cesa já vai estar aposentado”, projeta Polo.

A comercialização da Cesa, sem a necessidade de plebiscito, como previa uma lei anterior, foi autorizada pela Assembleia Legislativa nessa segunda-feira. A medida integrou a sexta fase do programa de ajuste fiscal do Palácio Piratini, aprovado em sessão extraordinária. Ao todo, são 19 unidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul. As que não forem vendidas serão cedidas a cooperativas, em parceria com o governo.


Fonte: Voltaire Porto/Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário