domingo, 27 de dezembro de 2015

Tornados e tempestades deixam pelo menos 28 mortos nos EUA

Texas, Mississippi e Tennessee foram especialmente afetados

Tornados e tempestades deixam pelo menos 28 mortos nos EUA | Foto: Laura Buckman / AFP / CP
   Tornados e tempestades deixam pelo menos 28 mortos nos EUA | Foto: Laura Buckman / AFP / CP

Socorristas cavavam os escombros de casas destruídas pelos devastadores tornados no Texas, que deixaram pelo menos 11 mortos, elevando a 28 o número de vítimas destes fenômenos climáticos que varrem há dias o sul dos Estados Unidos.

Tetos arrancados, fachadas quebradas, montanhas de vigas misturadas a carros virados e inclusive barcos que voaram como se fossem de brinquedo: os moradores do norte do Texas amanheceram com cenas de terror neste domingo.

Uma série de tornados arrasou no sábado a cidade de Dallas e sua periferia e as autoridades temem encontrar novas vítimas debaixo de paredes derrubadas e dentro de carros capotados.

A cidade de Garland, no nordeste de Dallas, foi atingida por um tornado na tarde de sábado, surpreendendo motoristas na estrada.

"Oito pessoas morreram na tempestade", informou a prefeitura de Garland na manhã deste domingo, revisando para cima o balanço de cinco mortos, divulgado anteriormente.

"As buscas continuam", disseram as autoridades, acrescentando que quinze pessoas foram hospitalizadas, mas suas vidas não correm risco.

O tornado afetou uma área de cinco quilômetros quadrados, segundo as autoridades, danificando cerca de 600 construções, principalmente casas particulares.

"As autoridades inspecionam as infra-estruturas e avaliam os danos", informou a prefeitura, enquanto empresas de abastecimento de energia tentam restabelecer o serviço a três mil clientes que ficaram sem luz.

A Cruz Vermelha abriu refúgios para receber as famílias que ficaram repentinamente sem lar.

Mais três pessoas morreram na passagem de outro tornado no condado de Collin, ao norte de Garland, informou a polícia local.

Internautas trocaram imagens chocantes dos vórtices dos tornados, que abriram caminho durante a noite e qualificaram de "surreais".

Tornados e nevascas inesperados

Este é o mais recente episódio de uma semana marcada por uma onda de tornados no sul dos Estados Unidos que afetou milhões de pessoas em plena comemoração do Natal.

Texas, Mississippi e Tennessee foram especialmente afetados e vários de seus condados declararam estado de emergência, uma prática relativamente comum nos Estados Unidos para liberar fundos de ajuda.

Embora os tornados sejam frequentes nestas regiões, costumam ocorrer na primavera e são extremamente raros em dezembro, inverno no hemisfério norte.

As temperaturas extremamente brandas para a estação, registradas na costa leste e no sul do país, contribuíram para a formação destes fenômenos.

Segundo as previsões, em Washington, as temperaturas superariam os 20º C neste domingo e 17º C em Nova Iorque, onde o dia 25 de dezembro registrou um recorde de calor, com os termômetros na casa dos 19º C.

Imagens de pessoas caminhando com sandálias contrastam com as do inverno nevado que os nova-iorquinos viveram no ano passado.

"Ainda se esperam fenômenos meteorológicos perigosos no centro do país até o domingo", alertou o Serviço Meteorológico dos Estados Unidos (NWS), destacando que "tempestades e vários tornados podem ocorrer no Texas". 

Nevascas também poderiam afetar a região que vai do oeste do Texas ao Kansas, no centro dos Estados Unidos, enquanto se esperam "inundações perigosas" do norte do Texas ao centro do Illinois, no norte do país.

Vários estados do sul ainda estão em alerta por possíveis inundações.


AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário