sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Servidora é presa em flagrante por tentativa de receber propina em MT

Polícia Civil prendeu servidora de carreira da Sema tentando obter propina.
Segundo auto de prisão, ela aplicou multa falsa ao proprietário de uma área.


A Polícia Civil divulgou nesta sexta-feira (20) que prendeu em flagrante uma servidora de carreira da Secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) na última quarta-feira por tentativa de receber propina de um proprietário de uma área rural no município de Poxoréu (a 259 km de Cuiabá). De acordo com as investigações, a servidora emitiu uma multa falsa e tentou cobrar para "sumir" com o respectivo processo administrativo, usando também o nome do Ministério Público (MP) para pressionar a vítima.

Segundo a Polícia Civil, a servidora deverá responder por crimes de corrupção passiva, associação criminosa e fraude administrativa. A denúncia sobre a conduta dela partiu da própria Sema para a Delegacia do Meio Ambiente (Dema), ligada à Polícia Civil.

As investigações constataram que no dia 6 de outubro a servidora faltou ao serviço na Sema e se deslocou de Cuiabá para Poxoréu. Nesse dia, ela lavrou dois autos de infração – um de R$ 570 mil e outro de R$ 150 mil - contra o dono de uma área rural no município, dizendo que ele era alvo de uma denúncia do Ministério Público.

Segundo as investigações, não há qualquer denúncia do MP contra a vítima e os autos de infração não têm qualquer procedência. A servidora não tinha ordem de serviço para as autuações, não tinha autorização para fiscalização, não seguiu os protocolos necessários, não lançou as infrações no sistema da Sema e atua em uma área distinta, a de Empreendimento, e não de Flora.

Depois da visita da servidora à propriedade, o dono da área passou a receber telefonemas nos quais outras duas pessoas ofereciam a oportunidade de fazer “sumir” o processo administrativo referente às multas que ele tinha recebido mediante pagamento de propina. Os intermediadores seriam um policial militar aluno da Academia Costa Verde, em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), e um engenheiro florestal que se apresentou como “Zequinha”.

Na última semana os dois intermediadores também telefonaram para a vítima insistindo no acerto e afirmando que, assim que o pagamento fosse efetuado, tomariam as providências quanto aos autos de infração. Entretanto, as investigações já estavam em andamento e o policial militar que procurou a vítima para cobrar propina foi reconhecido como a pessoa que acompanhou a fiscal da Sema durante a visita à propriedade no dia 6 de outubro. Tanto ele quanto o engenheiro florestal deverão ser intimados para prestar esclarecimentos e estão sujeitos a responder pelos mesmos crimes.

Com base nas investigações, os policiais da Dema chegaram até a servidora, que foi presa e teve os documentos das falsas infrações apreendidos em seu carro.


Fonte: Do G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário