quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Por unanimidade deputados aprovam cassação de Basegio

O primeiro deputado cassado na história de 180 anos da Assembleia Legislativa


Foi a votação no plenário da Assembleia Legislativa, na noite  de ontem,  terça-feira (24), o projeto de resolução 23 2015, da Comissão de Ética Parlamentar, declarando a perda de mandato parlamentar do deputado Dr. Basegio (PDT).  Depois de um debate que durou alguns minutos, onde parlamentares se manifestaram na tribuna sobre o processo, a votação de 46 votos favoráveis e nenhum contrário consolidou a primeira cassação da história do Parlamento Gaúcho. 

Dessa forma, Diógenes Basegio (PDT) perde seu mandato e, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, fica inelegível pelos próximos 11 anos.  Esse período se refere ao tempo restante para o término da atual legislatura, acrescido de 8 anos.  Antes da votação, no início da sessão plenária, o deputado Sergio Turra (PP) leu a carta de renúncia de Basegio, procedimento obrigatório para que fosse oficializada. Na manhã desta quarta-feira (25), essa renúncia será publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa.

Basegio foi cassado por quebra de decoro parlamentar.  Segundo parecer da Comissão de Ética Parlamentar da Casa, o ex-deputado contratou funcionária fantasma em seu gabinete e foi omisso ao não denunciar irregularidades praticadas por seu ex-chefe de gabinete Neuromar Gatto, principal delator do caso na Assembleia.  Foi o ex-assessor que reuniu a maioria das provas que comprovaram que as irregularidades eram praticadas pelo Dr. Basegio. 


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário