segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Pesquisas com substância para tratamento do câncer começam em até 90 dias

Presidente da Cientec ressaltou que expectativa é grande, principalmente pelo impacto social do resultado

Pesquisas envolvendo a fosfoetanolamina sintética serão feitas no Rio Grande do Sul | Foto: Marcos Santos / Divulgação / USP / CP Memória
   Pesquisas envolvendo a fosfoetanolamina sintética será feita no Rio Grande do Sul
   Foto: Marcos Santos / Divulgação / USP / CP Memória

As pesquisas envolvendo a fosfoetanolamina sintética, substância para o tratamento do câncer, no Rio Grande do Sul deverão ter início em até 90 dias. Com base no termo de cooperação assinado entre o governo do Estado, por meio do Laboratório Farmacêutico do RS (Lafergs), e os pesquisadores, esse é o período para que alguns detalhes sejam acertados. Em seguida, é firmado um projeto com cronograma de execução de cada etapa da pesquisa. 

 
Laboratório do Estado recebe autorização para fazer pesquisas com fosfoetanolamina
 Fosfoetanolamina terá 1ª fase de testes pronta em sete meses, diz ministro

Um dos primeiros passos envolve a Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), que irá auxiliar com a disponibilidade de laboratórios e apoio ao desenvolvimento de pesquisa. As análises deverão ocorrer na unidade de Cachoeirinha, na região Metropolitana, onde há o laboratório de química, explicou o presidente da Cientec, Daiçon Maciel da Silva. A ideia, segundo ele, é realizar estudos para a elaboração do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA). E antecipou que os pesquisadores já visitaram o local na semana passada e que ainda faltam acertos que serão realizados no decorrer dos 90 dias. O material produzido pela Cientec será, em seguida, repassado ao Lafergs, conforme estabelecido em termo de cooperação.

O presidente ressaltou que a expectativa é grande, principalmente pelo impacto social do resultado da pesquisa. Ao mesmo tempo, considera fundamental o estudo. “É uma resposta à sociedade, que está ansiosa com os resultados, além de ser um trabalho de grande relevância”, afirmou da  Silva. 

Para os estudos, presidente explicou que a Cientec buscará captar recursos junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Isso porque há algumas semanas, o Ministério anunciou que destinará R$ 10 milhões para pesquisas com a substância no país. 

O estudo foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores que são os detentores da patente do projeto, criado no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo. A fosfoetanolamina sintética é uma substância química obtida através de um novo processo de síntese. Apesar de ter se popularizado, ainda não se tornou um medicamento, isso porque são necessárias pesquisas para depois haver a análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 


Mauren Xavier
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário