domingo, 22 de novembro de 2015

Com gol de Vitinho, Inter vence Gre-Nal e fica mais perto do G4

Grêmio perdeu a chance de se garantir matematicamente na Libertadores

Vitinho comemora o gol do Inter na vitória sobre o Grêmio | Foto: Fabiano do Amaral
   Vitinho comemora o gol do Inter na vitória sobre o Grêmio | Foto: Fabiano do Amaral

O Inter ganhou, na tarde deste domingo, uma última chance de buscar a classificação para Libertadores. Ao vencer o Grêmio por 1 a 0 no estádio Beira-Rio, o Colorado manteve viva a esperança de chegar ao torneio em 2016. O único gol do clássico foi anotado por Vitinho, aos sete minutos do segundo tempo. O Tricolor, por outro lado, não conseguiu garantir matematicamente a vaga e vai precisar de mais um ponto nas próximas duas rodadas do Brasileirão. 

Com a vitória, o Inter chegou aos 56 pontos e foi beneficiado pela goleada do Corinthians sobre o São Paulo. O Colorado ficou com quinta colocação, mesmo número de pontos do Tricolor paulista, dono da quarta colocação. Já o Grêmio, permaneceu na terceira posição, atrás do Atlético-MG. 

Na próxima rodada, o Inter irá enfrentar o Fluminense no Maracanã, sábado, às 19h30min. O Tricolor receberá o Galo na Arena, domingo, às 17h. 

Inter termina 1º tempo melhor em campo

Sem surpresas nas escalações, Inter e Grêmio começaram o último Gre-Nal de 2015 pensando em objetivos diferentes. O Colorado corria atrás da última esperança para chegar à Libertadores, enquanto o Tricolor precisava de apenas um ponto para se garantir no torneio de 2016.

Os primeiros 10 minutos de jogo foram de muitas de divididas e faltas ríspidas de parte a parte. O Grêmio começou melhor e conseguia evitar que o Inter se articulasse no meio-campo. Aos poucos, no entanto, o panorama foi mudando, com a supremacia colorada ficando cada vez mais evidente.

A primeira chegada do Inter ocorreu aos 17 minutos, com Vitinho. O atacante recebeu a bola fora da área e perto da meia-lua arriscou o chute. Marcelo Grohe fez uma grande defesa e evitou a abertura do placar. O Grêmio, sempre que possível, respondia no contra-ataque e no lance seguinte apareceu com Everton. O atacante foi para cima da defesa adversária e arriscou da entrada da área. Para sorte colorada, o chute saiu fraco.

Mais organizado, o Tricolor tinha posse de bola, mas não chegava com consistência ao ataque. Douglas errou passes demais e Giuliano não se apresentou para o jogo no primeiro tempo. O Inter, por outro lado, era mais objetivo e investia na velocidade de Vitinho.

Aos 34 minutos, o melhor lance do jogo nasceu dos pés de Anderson. O meia lançou Vitinho na direita e já de dentro da área o atacante cruzou. O camisa 8 colorado apareceu e cabeceou. Grohe estava batido no lance, mas a bola foi para fora. O lance aumentou ainda mais o ímpeto do Inter em buscar o primeiro gol. O time de Argel pressionou até o fim da etapa inicial, mas esbarrou na boa atuação de Geromel e Erazo. 

Inter marca e segura pressão do Grêmio 

No segundo tempo, o Grêmio mostrou que não estava satisfeito com a produção ofensiva na etapa inicial. Everton deixou o gramado para a entrada de Pedro Rocha. E justamente na primeira jogada do atacante o Tricolor levou perigo à área colorada. Após falta cobrada, Marcelo Oliveira cabeceou e a bola passou um pouco acima do travessão de Alisson. 

A exemplo do que havia feito anteriormente, o Inter manteve a objetividade e respondeu aos quatro minutos com Ernando. Vitinho colocou a bola dentro da área e o zagueiro cabeceou. Para sorte de Grohe, a bola passou perto da trave direita. O Colorado seguiu insistindo e aos sete minutos foi recompensado. Rodrigo Dourado ganhou dividida de Erazo dentro da área e cruzou para Vitinho, que deslocou o goleiro gremista com toque sutil e abriu o placar. 

Com a vantagem no placar, o Inter ficou mais à vontade em campo e passou o nervosismo para o lado do Grêmio. Incomodado com a falta de criatividade na equipe, Roger Machado decidiu retirar Douglas e colocar um homem de referência: Bobô. Já Argel, decidido a proteger o resultado, sacou Anderson e colocou o volante Bertotto. A mudança determinou o crescimento do Tricolor dentro do jogo. A equipe que antes tinha dificuldade para se articular, se transformou naquela que exercia uma pressão sufocante. 

Aos 28 minutos, Luan recebeu a bola dentro da área na direita e fez o cruzamento. Giuliano, mal posicionado, chutou e a bola saiu para fora. O Colorado escapou de levar o empate. Sentindo que poderia encurralar de vez o adversário, Roger tirou Ramiro e colocou Máxi Rodríguez, na esperança de que o uruguaio pudesse servir Bobô e Luan no ataque. 

O Grêmio aumentou a pressão, mas só conseguiu chegar com perigo ao gol colorado com Bobô, aos 40 minutos. Em um contra-ataque rápido, o centroavante foi lançado e, mesmo com Paulão na marcação, conseguiu concluir a gol. Alisson estava atento ao lance e fez a defesa em dois tempos. 

O Inter se segurava de todas as maneiras e os jogadores estavam determinados a evitar o empate. O Grêmio teve ainda duas chances com bolas paradas, mas ambas foram desperdiçadas por Máxi Rodríguez e Galhardo.   

Brasileirão 2015 - 36ª Rodada

Inter 1 
Alisson; William, Ernando, Paulão e Artur; Nico Freitas (Silva), Rodrigo Dourado, Anderson (Bertotto) e D'Alessandro; Vitinho (Alisson Farias) e Lisandro López. Técnico: Argel Fucks.

Grêmio 0
Marcelo Grohe; Rafael Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Ramiro, Giuliano e Douglas (Bobô); Everton (Pedro Rocha) e Luan. Técnico: Roger Machado.

Gols: Vitinho, aos 7/2º; 
Cartões Amarelos: Vitinho (I); William (I); Galhardo (G); Alisson (I); Luan (G); Silva (I); 
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro. 
Local: Beira-Rio


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário