segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Biorrefinaria em Campo Novo deverá gerar R$ 177 milhões em ICMS por ano



Um empreendimento de grande importância comercial e social deverá se instalar na região nos próximos anos. Trata-se de uma Biorrefinaria no município de Campo Novo, a indústria foi confirmada em novembro. 

A iniciativa partiu do Prefeito Antônio Sartori, que buscou através do PROETANOL- RS, programa de incentivo na área de energias limpas, locar uma usina para o município. O primeiro município contemplado foi Cristal e agora confirma-se uma em Campo Novo. Outros dez municípios gaúchos deverão sediar Biorrefinarias. 

Na próxima quarta-feira, 02, os colaboradores da VINEMA, empresa que investirá na indústria, estarão no município conhecendo a área. A obra deve custar em torno de R$ 200 milhões. Inicialmente a empresa proporcionará 1000 empregos diretos, 300 indiretos, e por fim, 60 fixos na fábrica. 

De acordo com Sartori, a matéria-prima utilizada para gerar o etanol será oriunda das amilácias, que são: trigo, arroz gigante, batata-doce, triticale e o milho. No projeto, em uma das justificativas, consta a ideia de proporcionar renda e instabilidade no campo para os jovens, futuros sucessores nas áreas rurais, amenizando o êxodo rural. 

Sartori comentou que está em discussão com líderes dos municípios da região a logística para a implantação da refinaria, como as questões sanitárias, produção da matéria-prima e a implantação de outras indústrias necessárias para a vinda da biorrefinaria. 

De acordo com o projeto, o retorno de ICMS da refinaria para os municípios da região deve girar em torno de 177 milhões por ano. O investimento primário para a concretização desse projeto será de empresas privadas, que querem explorar essa atividade. 


Dpto. Jornalismo RQ
Postado por: Maira Kempf

Nenhum comentário:

Postar um comentário