terça-feira, 27 de outubro de 2015

Deputados votam contra e livram Basegio da cassação na Assembleia Legislativa

Parecer foi rejeitado na CCJ que definiu novo relator para o caso


   Créditos: Divulgação

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) definiu um novo rumo para o processo de cassação do deputado Diogenes Basegio (PDT), acusado de enriquecimento ilícito e contratação de funcionário fantasma em seu gabinete.  Após empate em 5 a 5, a votação foi decidida pelo presidente da CCJ, deputado Gabriel Souza (PMDB),  rejeitando o parecer favorável ao processo de cassação emitido pelo deputado Elton Webber (PSB). A ação foi redistribuida a um novo relator, deputado Ciro Simoni (PDT), colega de bancada de Basegio. Será do parlamentar a responsabilidade de emitir um novo parecer sobre o caso. Como já votou a favor de Basegio e fez ampla defesa ao deputado na manhã de hoje, justificando que a punição de cassação é exagerada para esse processo, a possibilidade de sugerir pena mais branda, que pode ser censura ou suspenção do mandato, é bastante provável. Não se descarta que sugira a absolvição do colega.

Confira os votos na CCJ
Votaram pelo não os seguintes deputados: Gabriel Souza (PMDB), Alexandre Postal (PMDB), Ciro Simoni (PDT), Gilmar Sossela (PDT), João Fischer (PP).

Votaram pelo sim os deputados: Juliano Roso (PCdoB), Stela Farias (PT), Luiz Fernando Mainardi (PT), Maurício Dziedricki (PTB) e Elton Webber (PSB).

O deputado Jorge Pozzobom (PMDB), alegando erros no processo, assim como já havia procedido quando a caçassão foi aprovada na Comissão de Ética, se declarou por impedido e não votou o relatório. 

As acusações
Na Assembleia, o deputado é acusado de quebra de decoro parlamentar. Ele teve o pedido de cassação aprovado pela Comissão de Ética Parlamentar por ter, supostamente contratado uma funcionária fantasma e não denunciado as irregularidades praticadas pelo ex-assessor Neuromar Gatto.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário