terça-feira, 6 de outubro de 2015

Assembleia enaltece pluralidade e independência do Correio do Povo

Parlamento prestou homenagem aos 120 anos do jornal

Parlamento prestou homenagem aos 120 anos do Correio do Povo | Foto: Ricardo Giusti
   Parlamento prestou homenagem aos 120 anos do Correio do Povo | Foto: Ricardo Giusti

Há 120 anos o Correio do Povo fundou as bases de um novo jornalismo: independente e com pluralidade de opiniões. E foram estas marcas que os deputados enalteceram na tarde desta terça na Assembleia Legislativa (AL) em sessão de homenagem ao aniversário do jornal, ocorrido em 1º de outubro de 1895. O presidente do Grupo Record RS, Reinaldo Gilli, o vice-presidente e diretor executivo do Correio do Povo, Cleber Nascimento Dias, o diretor de redação, Telmo Ricardo Borges Flor, o diretor comercial. João Müller, e o presidente da Associação Rio-Grandense de Imprensa, João Batista de Melo Filho, eram alguns dos presentes na sessão.

O presidente da Casa, deputado Edson Brum (PMDB), disse que o jornal, até hoje, se mantém com posições firmes de forma ética e com distanciamento crítico. Brum recuperou os grandes fatos da cidade, Estado, Brasil e mundo que o Correio acompanhou. "O Correio do Povo foi testemunha e protagonista de crises políticas e econômicas, sendo sempre um jornal para todos".

O parlamentar salientou ainda que a longevidade do jornal – 120 anos – é algo a ser exaltado no Brasil e no exterior. Brum citou que muitos gaúchos foram alfabetizados lendo as páginas do jornal, que acompanhou as grandes transformações da sociedade. Ele encerra seu discurso dizendo que, com a chegada há oito anos do Grupo Record ao Estado, o Correio do Povo se fortaleceu e manteve intacto os pilares da sua fundação.

O deputado Ibsen Pinheiro (PMDB) começa sua fala citando trechos do primeiro editorial do jornal, que fala de uma imprensa livre e independente. "Quero dizer que ao trabalhar no Correio, ao conviver com a figura emblemática do Doutor Breno Caldas, tenho a convicção de que o jornal mantém essa marca até os dias de hoje e manterá por mais 120 anos". O parlamentar recuperou um episódio da Ditadura Militar, no auge da repressão quando o Correio do Povo teve uma edição apreendida. "O Correio foi vítima da censura, nunca cúmplice".

Na sequência, o deputado Pedro Ruas (Psol), lembrou sua história pessoal com o jornal, onde o pai trabalhou por vários anos como editor de Economia. " Estou emocionado em relembrar que aos 4 anos visitava a redação e hoje estou aqui homenageando este jornal, onde aprendi a ler. Quero dizer ainda que o Grupo Record, há 8 anos, impede o monopólio da informação aqui no Estado e isso é muito importante".

O deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) valorizou que, há 120 anos, o Correio do Povo, consegue se manter independente, sem se posicionar politicamente, num Estado onde as posições políticas sempre são muito fortes. Ao final da sessão, os deputados entregaram uma placa comemorativa aos 120 ano do periódico aos diretores do Grupo Record RS.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário