sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Ijuiense Gilmar Pinto atravessa país de bicicleta

Durante os últimos três anos, Gilmar Edson de Azevedo, mais conhecido na cidade de Ijuí como Gilmar Pinto, percorreu o Brasil de bicicleta.


Foram mais de 25 mil quilômetros percorridos Brasil afora em cima de uma bicicleta comum. Essa foi a grande aventura do ijuiense Gilmar Edson de Azevedo, de 55 anos.

Mais conhecido na cidade de Ijuí como Gilmar Pinto, o ijuiense contou em entrevista ao Portal Ijui.com que a ideia de atravessar o país surgiu após alguns problemas familiares.

Sem dinheiro, sem emprego e afastado da família, Gilmar se jogou na estrada com sua sorte e sua fé em Deus. “Eu fiquei solitário, sozinho na cidade. Tinha sempre esse desejo de muitos anos, longos anos, de fazer uma viagem lenta conhecendo todo o litoral brasileiro, porque sou apaixonado pelas paisagens litorâneas”, contou.

Gilmar atravessou o Rio Grande do Sul com sua bicicleta até Mato Grosso Sul, percorrendo também os estados de Mato Grosso e Goiás, passando por Brasília e chegando a Bahia.

Foi no nordeste brasileiro que ele definitivamente começou a conhecer mais o litoral brasileiro. Com sua bicicleta, ele foi até o Estado do Rio Grande do Norte, onde diz ter cumprido o desejo da sua 1ª etapa: ligar os dois Rio Grandes – o do Sul e do Norte.

A primeira etapa do seu percurso iniciou em fevereiro de 2013 e terminou em outubro de 2014, quando chegou novamente à cidade de Ijuí.

Mas isso não bastou para Gilmar. Após as eleições do último ano, ele decidiu percorrer o Estado do Rio Grande do Sul, fazendo a sua volta. Gilmar e sua bicicleta também já passaram pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

O desejo de Gilmar agora é reunir toda essa experiência em um livro, onde será possível encontrar dicas para ciclistas que desejam passar por uma experiência parecida.  Para isso, ele procura ajuda da comunidade, já que não possui condições para lançar o livro de forma particular.

Também está nos planos de Gilmar se lançar para uma aventura internacional futuramente, percorrendo países do Mercosul de bicicleta.

Organizações e pessoas que desejam entrar em contato com Gilmar podem telefonar para:
(55) 33 32  -  45 75  e deixar recado com Irineu Nicoletti.

Bandeira do Brasil

Gilmar fez todo o seu percurso com uma bandeira do Brasil pendurada na sua bicicleta. Para ele, esse gesto foi um dos que o ajudou a receber as ajudas que conseguiu durante o trajeto.

Ele garante que a bandeira, já desgastada pelo tempo, não foi lavada. A intenção era guardar o pó de todos os lugares que ele percorreu.

Com a intenção de apoiar e motivar Gilmar a continuar a sua empreitada, o Portal Ijui.com ofereceu uma nova bandeira ao ciclista que ele recebeu em meio a muita emoção as mãos do diretor Hilário Barbian.










Fonte e Fotos: PORTAL IJUI.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário