domingo, 20 de setembro de 2015

Chuva aumenta nível do rio Taquari

Inundação provocou remoção de famílias em Estrela e Lajeado

Chuva aumenta nível do rio Taquari  | Foto: Deolí Graff / Especial / CP
   Chuva aumenta nível do rio Taquari | Foto: Deolí Graff / Especial / CP

As fortes chuvas, acompanhadas de granizo, que caíram nos últimos dias e com mais intensidade nas últimas 24 horas, estão fazendo subir o nível das águas do Rio Taquari. A régua medidora instalada no Porto Fluvial em Estrela, no começo da tarde deste domingo, marcava 19,92 metros. O que representa que o rio está 6,92 m acima do seu nível normal, que é de 13 metros. A média de alta por hora é de 30 centímetros.

As equipes da Defesa Civil de Estrela e Lajeado estão trabalhando na remoção das primeiras famílias que terão suas casas atingidas pelas águas, que deverão continuar subindo pelo menos por mais seis horas. Em Lajeado, as famílias que estão sendo retiradas de suas casas estão sendo alojadas no ginásio de esportes do Bairro São Cristóvão.

Neste momento são 60 municípios atingidos pelos eventos climáticos que acontecem desde a última quarta-feira no RS. Levantamento das equipes de Defesa Civil aponta 5.350 famílias com prejuízos, o que representa 22.902 pessoas. Destas, 45 famílias (188 pessoas), das cidades de Tupanci do Sul, São José do Ouro, Lajeado e Estrela, tiveram que ir para residências de familiares ou abrigos.

A Defesa Civil do RS segue neste domingo com o trabalho de entrega de donativos para os municípios atingidos, bem como se desloca até as localidades a fim de auxiliar e orientar as prefeituras e Defesa Civil locais. Qualquer informação pode ser repassada através do telefone 199, que atende 24 horas.


Deolí Graff
Correio do Povo
Atualização: 13:05

Nenhum comentário:

Postar um comentário