sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Três Passos: Hospital de Caridade adotará novo sistema de triagem para atendimentos

Novo protocolo já é utilizado por outras instituições hospitalares na região, há vários anos


O Hospital de Caridade de Três Passos está em processo de implantação do Sistema de Acolhimento e Classificação de Risco para os pacientes que buscarem atendimento no Pronto Socorro do Hospital. O sistema será implantado com base no protocolo do Ministério da Saúde, sendo também uma das diretrizes do Programa Nacional de Humanização.

Atualmente os usuários são atendidos pela ordem de chegada, e com a implantação da nova regra, serão acolhidos e triados através de uma consulta inicial pela enfermagem, avaliando e classificando o risco do atendimento de acordo com o protocolo. Após, será encaminhado para atendimento médico.

De acordo com a enfermeira Thanyze Carvalho de Oliveira, houve um aumento de demanda no pronto-socorro e hoje não é classificado o paciente pelo risco, mas sim por ordem de chegada. “Com essa nova metodologia, queremos dar prioridade aos pacientes mais graves”. Vários hospitais, inclusive na região Noroeste, como Santa Rosa, Ijuí e Palmeira das Missões, já adotam há vários anos esse protocolo que passará a ser utilizado pelo hospital de Três Passos.

A equipe de enfermagem do Hospital de Caridade participou de uma capacitação, coordenada por uma profissional de Novo Hamburgo, orientando como deve ser feita essa nova triagem e classificação de risco. A intenção do hospital é iniciar esse novo procedimento a partir da próxima semana.

A equipe do hospital também tem participado de encontros dos conselhos de saúde no município, aproximando o contato com a comunidade para explicar como funcionará a triagem a partir de agora.

A classificação de risco, através da utilização de cores, é utilizada para identificar a prioridade clínica e não o diagnóstico, facilitando a conduta de cada paciente e a gestão do serviço como um todo. O método consiste em identificar a queixa principal do paciente, o motivo que o levou a procurar o serviço, definir a condição apresentada, o fluxograma de apresentação e procurar sinais e sintomas, os discriminadores, em cada nível de preferência clínica. Todos os pacientes receberão o atendimento necessário, conforme prioridade identificada.

Enfermeira Thanyze Carvalho de Oliveira



Fonte: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário