quinta-feira, 13 de agosto de 2015

PRF libera BR-290 após 12 horas de bloqueio em Arroio dos Ratos

Fepam estima que 15 mil litros de combustíveis – óleo diesel e gasolina – tenham vazado no Arroio Colombo

Caminhão tombou na BR 290, em Arroio dos Ratos. Foto: PRF/RS
   Caminhão tombou na BR 290, em Arroio dos Ratos. Foto: PRF/RS

Depois de 12 horas de bloqueio total, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou, no início da noite de hoje, a liberação da BR-290, na altura do quilômetro 149, em Arroio dos Ratos, na região Carbonífera. O trânsito ficou interrompido no trecho em função do tombamento de um caminhão-tanque bi-trem transportando 43 mil litros de combustíveis – 20 mil de diesel e 23 mil de gasolina. O acidente ocorreu por volta das 6h. O bi-trem colidiu contra um outro caminhão, sem carroceria. Ninguém ficou ferido.

Em função do acidente, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) estima que 15 mil litros de combustíveis – óleo diesel e gasolina – tenham vazado no Arroio Colombo, que desagua no rio Jacuí e no estuário do Guaíba. Dos 43 mil litros de combustíveis, cerca de 30 mil litros vazaram, metade para dentro da água.

Com a contaminação do Arroio Colombo, mortandade de peixes pode ser registrada na região. Devido ao dano ambiental, a empresa vai ser multada. Os valores serão fechados quando o total de combustível que vazou for computado.

O tombamento do caminhão-tanque levou a Estação Rodoviária de Porto Alegre a suspender, pela manhã, a venda de passagens em ônibus intermunicipais para Cachoeira do Sul, Minas do Leão, Butiá e Parque Eldorado em função do bloqueio da estrada.


Fonte: Lucas Rivas/Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário