domingo, 2 de agosto de 2015

Madrugada de domingo marcada por queima de pneus na BR-468, em Três Passos


Madrugada de domingo marcada por queima de pneus na BR-468, em Três Passos
   Imagens mostram que faixa de pano fixada em 3 estacas acabou queimada pelo fogo/Foto: Três Passos News

Protesto contra o parcelamento de salários de servidores estaduais também pode ter acontecido durante a madrugada deste domingo, 2, em Três Passos. Pneus foram queimados, por volta da 1h, às margens da BR-468, no km 99, próximo ao trevo de acesso à cidade, na saída para Ijuí.

O parcelamento dos salários gerou protestos no sábado, 1, em várias regiões do RS. Pneus foram queimados em rodovias e faixas e cartazes foram espalhados, anunciando a paralisação das atividades na segunda-feira, 3. Além dos servidores da segurança pública, funcionários de outros setores, programaram a paralisação das atividades.

Dentre as adesões ao movimento que mais preocupam a população está a dos integrantes da Brigada Militar, que prometem ficar em seus quartéis, evitando o policiamento ostensivo e o atendimento a ocorrências de menor gravidade.

Entidades da categoria chegaram a divulgar nota recomendando que os cidadãos fiquem em suas casas. Trabalhadores do sistema penitenciário também deverão comparecer aos locais de trabalho somente para atender situações consideradas emergenciais.

Já a orientação do Cpers (Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul) é de que as escolas fechem as portas e que os educadores trabalhem em períodos reduzidos a partir de terça-feira, utilizando o tempo para “conscientizar a comunidade para o descaso com o ensino público”.

De acordo com o major Diego Munari, do 7º BPM de Três Passos, a ocorrência não estaria relacionada com os protestos que a matéria se refere. Segundo o comandante, nenhuma faixa, boneco ou material ligado aos movimentos foram encontrados no local ou próximos dele. A queima teria sido de pneus, vegetação e lixo existentes, o que caracterizaria crime ambiental.

No entanto, três estacas cravadas entre os pneus indicavam que nelas havia uma faixa de pano fixada que, por estar muito próxima ao fogo, acabou sendo queimada. Durante o dia, a reportagem do Três Passos News voltou ao local e registrou mais imagens que mostram restos de uma faixa amarrada às estacas, reforçando a suspeita de que o incêndio tenha sido um protesto.









Fonte: Três Passos News
Fotos: Rodrigo Oliveira/Três Passos News
*Atualizada às 17h40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário