segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Casos de tuberculose bovina colocam Crissiumal e região em alerta

Crissiumal teve um caso


Segundo o Médico Veterinário Paulo César Romero de Lima, responsável pela inspeção municipal da Secretaria Municipal de Agricultura, duas propriedades da região já foram afetadas nos últimos dias.

O primeiro caso ocorreu a alguns dias em uma propriedade de Linha Católica, interior de Três Passos. Um agricultor que se mudaria para uma propriedade crissiumalense, ao fazer os testes de tuberculose para a mudança de endereço dos mesmo, teve teste positivo em 16 animais, que já foram sacrificados e seus restos encaminhados para empresas de descarte oficiais.

Outro caso foi registrado dias depois, quando animais de uma propriedade de Esquina Vidal de Negreiros seriam abatidos em um matadouro do município, quando durante o abate foi constatada a doença.

Nesta propriedade são cerca de 30 animais com a doença. Em ambos os casos as propriedades estão interditadas para a entrada e saída de animais.

Os prejuízos de ambos os agricultores tiveram grandes prejuízos, já que entre os animais, a maioria era de vacas leiteiras, que possuem um alto valor, além de ter um retorno financeiro mensal.

Mesmo assim, segundo o Veterinário Paulo Lima, ao menos parte do valor dos animais sacrificados é restituída aos agricultores pelo FUNDESA, descontado nas vendas de produtos de origem animal.

Segundo a http://www.univicosa.com.br/, a tuberculose bovina, causada pelo  Mycobacterium bovis, é uma zoonose transmitida aos humanos principalmente pelo leite não pasteurizado de vacas infectadas. Os sinais clínicos dessa doença infecto Acontagiosa crônica podem ser ocultos ou representados por debilidade, caquexia, infartamento dos linfonodos, sinais respiratórios, e com menor freqüência sinais digestivos, geniturinários, neurológicos e outros. A redução na incidência da doença se torna possível com a utilização de medidas de controle e profilaxia adequadas, incluindo o abate dos animais positivos, segundo as normas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

Leia mais: http://www.univicosa.com.br/artigo/tuberculose-bovina-diagnostico-controle-e-profilaxia


Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Fonte: Guia Crissiumal
Foto: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário