quinta-feira, 30 de julho de 2015

Três Passos é certificado como “Município Amigo do Leite” no Congresso Internacional do Leite 2015



O prefeito de Três Passos, Zé Carlos Amaral, recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira, dia 30 de julho, os presidentes de todas as associações de desenvolvimento rural de Três Passos.

As Associações -  Guia Lopes, Padre Gonzales, Bispo Pedro Fernandes Sardinha, Novo Horizonte e Wally Elisa Hartmann - integram o Programa de Associativismo Rural desenvolvido pela Administração Municipal, que ganhou destaque como os 10 melhores projetos com iniciativas que possibilitam o crescimento da produtividade leiteira.

Através deste programa, Três Passos foi certificado como “Município Amigo do Leite”, no Congresso Internacional do Leite, promovido pela Embrapa Gado de Leite, Instituto Gaúcho do Leite (IGL), Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL), FAMURS e Emater-RS.

O Programa foi apresentado pelo engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal da Agricultura, Evandro Augusto Colombo, que esteve acompanhado do secretário Municipal de Agricultura, Tarcisio Kuhn, e do assessor de planejamento, Andrigo Wiebling, durante o Congresso Internacional do Leite, na terça-feira, 28, no Centro de Eventos a Fiergs.

Além de estar entre os melhores programas de incentivo a bacia leiteira, com ações relacionadas a temas como genética, melhoria do solo, capacitação e formação dos produtores, fortalecimento da agricultura familiar, entre outras, o modelo adotado pelo Município de Três Passos fará parte de um livro do evento para que outros municípios possam se espelhar e adotar as mesmas políticas públicas de incentivo.

Segundo o prefeito Zé Carlos, o programa possibilita através dos diversos incentivos fortalecer a agricultura, uma das suas principais atividades econômicas do município. “Pretendemos com o programa melhorar a qualidade de vida e a geração de renda dos produtores rurais, e os resultados mostram que estamos conseguindo, tanto que o programa é reconhecido como um dos destaques no incentivo à produção leiteira dentro de todos os municípios do Estado do RS”.

O prefeito ressaltou que novas ações estão sendo planejadas para fortalecer o programa de Associativismo Rural, entre estas, um Seminário Municipal.

Hoje existem cinco associações de desenvolvimento rural organizadas no município, com 1.365 associados. Cada associação possui um profissional em tempo integral para assistência técnica. Desde o início do programa o município investiu no associativismo mais de R$ 1,138 milhões, sem estar computado neste valor os vencimentos dos técnicos.

Este investimento resultou num aumento significativo principalmente na suinocultura, bovinocultura de leite e avicultura. Em relação aos índices de 2011 ocorreu um aumento de produção, sendo que na bovinocultura de leite o percentual foi de aproximadamente 23%, passando de 24,4 milhões de litros/ano para aproximadamente 30 milhões de litros/ano em 2014.


Fonte: Prefeitura de Três Passos
Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário