domingo, 5 de julho de 2015

Servidores do INSS no Estado confirmam greve a partir de terça

Apenas 30% do efetivo deve ser mantido em atendimentos ao público

Mesmo depois de anúncio de concurso público para a categoria, os servidores do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) mantêm decisão de iniciar greve geral na próxima terça-feira, 7 de julho. O Rio Grande do Sul é um dos 16 estados do país que já confirmaram a paralisação das atividades. Nessa semana, o Sindisprev-RS (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Trabalho e Previdência no RS) encaminhou comunicado oficial à gerência do órgão. 

Conforme o sindicato, apenas o efetivo mínimo de 30% deve ser mantido em serviços como perícias médicas, requisição de aposentadorias e outros benefícios. A Agência da Previdência Social do Centro da Capital, a maior do Estado, tem média de mais de mil atendimentos por dia.

O governo acenou com reajuste de 21,3%, parcelado em quatro anos, enquanto a categoria exige 27% para compor perdas, além de melhorias nas condições de trabalho e atendimento ao público. Ainda, os trabalhadores cobram o preenchimento de cerca de 15 mil vagas no país. O Ministério do Planejamento autorizou a abertura de 1,1 mil vagas, sendo 950 em novo concurso e 150 através de nomeação de candidatos já aprovados.


Fonte: Bibiana Borba/Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário