domingo, 19 de julho de 2015

RS tem chuva extrema na Campanha e nuvem rolo na Fronteira

Em Bagé, choveu 103 mm até o meio-dia

Nuvem rolo avançou sobre Itaqui | Foto: Raquel D´Almeida / Especial / CP
   Nuvem rolo avançou sobre Itaqui | Foto: Raquel D´Almeida / Especial / CP

* Com informações do repórter Jossicar Saraiva

A região da Campanha registrou chuva extrema neste domingo. Desde a madrugada até o meio-dia, choveu 103 mm em Bagé, segundo a MetSul Meteorologia. A enxurrada fez os arroios Bagé e Gonthan transbordaram, alagando ruas e invadindo casas. O Corpo de Bombeiros atendeu a dezenas de ocorrências, mas não há registro de desabrigados. Os principais problemas reportados são entupimento de calhas e alagamentos. 

Já em Itaqui (foto), a moradora Raquel D’Almeida registrou uma nuvem rolo - roll cloud - que avançou sobre o município da Fronteira Oeste nessa manhã.

Segundo a MetSul, a instabilidade mais forte neste domingo é no Oeste, parte do Centro e pontos do Sul do Estado enquanto a Metade Norte tem sol e temperatura alta. Até o meio-dia já havia chovido mais de 70 mm em Pelotas e 68 mm em Gravataí em consequência da formação de uma frente quente no Estado. Porto Alegre teve 47 mm na zona Norte.

Previsão do tempo


Nesta segunda, a chuva será intensa desde o começo do dia no Oeste e no Sul por conta de uma frente fria que avançará para as demais regiões durante o dia com mais chuva forte e temporais. Chuva de 100 a 200 mm, e até mais, é possível em pontos do Oeste, Centro e Sul do Estado até o começo da terça. A chuva deve vir acompanhada de novos temporais com raios, granizo e vendavais isolados neste domingo mais do Centro pro Sul e o Oeste, e amanhã na maior parte do Estado.

A instabilidade perde força ao longo da terça, melhorando o tempo em algumas regiões. O sol predomina de quarta em diante. 

Confira os aculumados de chuva:


Pelotas: 73 mm
Gravataí: 71 mm
Canguçu: 49 mm
Alvorada: 49 mm
Sapucaia: 49 mm
São Leopoldo: 45 mm
Cachoeira: 40 mm


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário