sexta-feira, 17 de julho de 2015

Revolta marca sepultamento de policial civil morto durante serviço em Alvorada

Policial de 58 anos foi atingido por um tiro na cabeça ao tentar recapturar bandido preso

Dezenas de colegas compareceram ao sepultamento do policial civil Valdecir Machado, de 58 anos, assassinado durante o expediente de trabalho, nessa quinta-feira, em Alvorada, na região Metropolitana. Os colegas organizaram um protesto e paralisaram as atividades nas Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento das 14h às 15h. Machado foi atingido com um tiro na cabeça ao tentar recapturar um assaltante que havia sido preso momentos antes.

O chefe de polícia do Estado, Guilherme Wondracek, lamentou a morte do colega assassinado e garantiu que uma sindicância vai ser aberta para investigar o caso. De acordo com Wondracek, é preciso entender o porquê de Valdecir Machado, de 61 anos, estar sozinho ao tentar recapturar o bandido e os motivos que mantiveram o suspeito fora da cela, dentro da delegacia. Além disso, Wondracek ressaltou que o caso se trata de um fato isolado.

Já o presidente do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores da Polícia Civil do Estado (Ugeirm). Isac Ortiz, rebateu a afirmativa do chefe de polícia e asseverou: “estou aqui no enterro do meu colega e diversos lotações estão paralisados em solidariedade, pedindo segurança. Há poucos dias tivemos um colega morto em Canoas. Ontem, uma criança em Caxias. Não é um fato isolado”. Além disso, Ortiz protestou pela crescente insegurança em todos os setores e a “ineficiência do governo Sartori em lidar com a questão”.

Para 18 de agosto, mais uma manifestação nos moldes da realizada em 7 de julho ocorre em frente ao Palácio Piratini. A intenção é reforçar a necessidade da contratação de mais profissionais e a destinação de recursos para a segurança pública.


Fonte: Ananda Müller/Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário