segunda-feira, 6 de julho de 2015

Nasa perde brevemente contato com nave que se dirige a Plutão

New Horizons foi lançada há nove anos

New Horizons foi lançada há nove anos e deve chegar ao destino no dia 14 de julho | Foto: Handout / Nasa / John Hopkins University / AFP / CP
   New Horizons foi lançada há nove anos e deve chegar ao destino no dia 14 de julho
   Foto: Handout / Nasa / John Hopkins University / AFP / CP

A agência espacial norte-americana indicou nesta segunda-feira que no fim de semana perdeu brevemente o contato com a nave New Horizons, que realizará um voo de reconhecimento do planeta Plutão em 14 de julho.

A suspensão das comunicações no sábado durou aproximadamente uma hora e meia e deixou os cientistas perplexos, que tentavam averiguar o que falhou na New Horizons, atualmente a 4,9 bilhões de quilômetros da Terra. Milhares de entusiastas do espaço seguem de perto a missão, já que o voo de reconhecimento de Plutão que a nave realizará oferecerá ao mundo o primeiro olhar próximo do distante planeta anão.

"A nave New Horizons experimentou uma série de anomalias na tarde de 4 de julho que terminaram com a perda de seu sinal com a Terra", explica a Nasa em seu site. "A comunicação foi restabelecida e a nave se encontra em bom estado", acrescentou.

A nave New Horizons, que depende de apenas um gerador termelétrico para gerar energia, foi lançada há nove anos pela Nasa para descobrir os segredos de Plutão. 


Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário