domingo, 19 de julho de 2015

ATENÇÃO – ALERTA METEOROLÓGICO ATUALIZADO (MetSul Meteorologia)



ATENÇÃO – ALERTA METEOROLÓGICO ATUALIZADO | A formação de frente quente trouxe temporais no início deste domingo no Centro e no Sul gaúcho. Houve chuva intensa e granizo na Grande Porto Alegre. O Norte da Capital teve 50 mm ou terço do que choveu a semana inteira passada na região. Chuva de até 70 mm em Gravataí e Alvorada agravou as cheias do Arroio Feijó e do Rio Gravataí, tirando de casas centenas de pessoas. Pressionada pro Sul por ar quente de Norte que elevou a temperatura a quase 30ºC em Santa Rosa, a frente trouxe muita chuva durante este domingo para o Sul e o Oeste com marcas acima de 100 mm. Região de Bagé teve 130 mm inundações. Pelotas registra mais de 100 mm e Rio Grande está perto da marca.

Temporais isolados seguem esta noite no Centro, Oeste e Sul do Estado com chuva que deve ser localmente forte a intensa, agravando os problemas onde já choveu muito nas últimas horas. Preocupa, demais, contudo, esta segunda-feira. A MetSul alerta que o avanço da frente, agora como fria, trará chuva forte e temporais no Estado ao longo da segunda-feira. A instabilidade será intensa desde cedo no Oeste, Sul e Centro do Estado e atingirá a Metade Norte no decorrer do dia, com maior força principalmente da tarde para a noite.

Advertência para esta segunda-feira de chuva forte a intensa e com elevados volumes e risco de alagamentos e inundações em áreas de risco. Temporais são prováveis com vento forte e granizo em vários pontos do Estado e se adverte que alguns isoladamente podem ser intensos com risco de danos, especialmente na Metade Norte que está com ar quente e assim mais instável.

A instabilidade aumenta bastante nesta segunda-feira em Porto Alegre e região metropolitana que concentram algumas das áreas mais castigadas pela chuva no Estado. Há risco de altos volumes e novos temporais com raios e granizo isolado. Rios seguem altos e exigem atenção, mas o que mais nos preocupa são os arroios (respondem muito rapidamente à chuva) e que estão cheios ou transbordando. Casos dos arroios Sapucaia (Esteio) e Feijó (Alvorada e zona Norte da Capital) que é represado pelo Rio Gravataí que hoje transbordou em Cachoeirinha. Maior atenção com Esteio, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha e Norte de Porto Alegre.

O tempo já começa a melhorar na terça em várias regiões, especialmente pelo Oeste e o Sul, com ingresso de ar seco e frio, e o sol deve aparecer quarta e quinta no Estado. Os dados deste domingo, porém, trouxeram uma novidade ruim. Passaram a indicar a volta da chuva entre sexta e sábado. (foto de Fabiano Gutierres do temporal do começo do dia em Canoas)


Fonte: Facebook MetSul Meteorologia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário