segunda-feira, 13 de julho de 2015

Medicina: Ballin articula reação em prol da Unijuí e contra a Estácio

Universidade Estácio foi vencedora do edital em função de ter maior capacidade econômica que a Unijuí.

Prefeito Fioravante Ballin defende a instalação do curso de medicina em Ijuí, mas para a Unijuí visto que a universidade tem uma história de comprometimento e investimento no município e na região. "Eu afirmo o apoio e o compromisso, essa decisão não é só minha, é um posicionamento de lideranças de toda essa grande região. Esperamos que haja a reversão para a Unijuí neste processo de recurso", explica Ballin. Foto: Portal Ijui.com


Na manhã desta segunda-feira, 13, o prefeito Fioravante Ballin concedeu entrevista ao Portal Ijui.com onde esclareceu alguns pontos sobre a vinda do curso de medicina para Ijuí, cuja decisão favoreceu a Universidade Estácio de Sá, com sede no Rio de Janeiro e com 39 campus espalhados em todo país.

A Estácio de Sá tem 170 mil alunos e de acordo com a assessoria da Universidade, o vestibular para o curso de medicina acontece no primeiro semestre de 2017.

O prefeito Fioravante Ballin ressaltou na entrevista que há 23 anos está empenhado na trajetoria do pleito de instalação do curso de medicina em Ijuí, mas para a Unijuí.

"Na última sexta-feira tivemos essa conquista, essa vitória já é uma realidade para nós. A medicina é mais crescimento, mais qualidade de vida e vai atender a necessidade vital do ser humano. É a grande vitória de Ijuí e região. Por outro lado, nestes últimos dois anos constituimos um comitê municipal com lideranças de Ijuí e região para trabalharmos a articulação da vinda do curso para a Unijuí", destaca Ballin.

A meta era trabalhar a vinda do curso de medicina e implantado da forma mais rápida possível. 

No entanto, a universidade que já tem tudo pronto para receber o curso, na visão do prefeito Ballin, seria a Unijuí.

"Temos também a visão de termos uma campus da UFFS em Ijuí, para termos ali adiante, também a medicina pública. Mas, a realidade que temos hoje é a medicina privada. O fato do MEC não reconhecer a Unijuí nos causou surpresa. E a partir disso estamos engajados, já que ainda podemos reverter essa questão. Nós queremos inicialmente saber o porquê desta decisão", disse Ballin.

A decisão do MEC foi pela Universidade Estácio e a Unijuí ficou em 2º lugar.

A Unijuí tem um prazo para encaminhar o recurso de 13 a 22 de julho e a decisão final será no dia 28 de agosto.

"A medicina em outras cidades impulsionou o desenvolvimento e isso temos que comemorar, pois teremos a potencialização do desenvolvimento e qualidadede vida. É um momento muito importante que estamos vivendo em Ijuí", enfatizou.

A partir de agora as lideranças muncipais se unem aos deputados da bancada gaúcha, já estando marcada uma reunião para às 17h da próxima quarta-feira e ao governador José Ivo Sartori para pleitear uma reunião com o MEC para ter uma rearticulação política e que possa reverter a decisão do MEC anunciada pelo Ministro Renato Janine Ribeiro na última sexta-feira.

Questionado, o prefeito Balllin informou que por enquanto não houve contato com a direção da Estácio de Sá e nem a Universidade com a prefeitura de Ijuí.

Conforme informações, a Unijuí deixou de ser contemplada com o curso de medicina devido sua fragilidade financeira, uma vez que a da Estácio de Sá seria superior.

Ballin reitera que sempre defendeu o posicionamento de apoiar o curso de Medicina na Unijuí.

"Tudo na vida tem seu tempo e seu momento. Nós temos uma posição que a Unijuí deva ser contemplada. E em cima disso vou continuar também pleiteando um campus da Federal, pois há espaço para o ensino público e privado em Ijuí e região. Essa posição é pelo caráter, estrutura e trabalho da Unijuí que precisamos reconhecer esta realidade. Se por ventura não ocorrer essa reversão, mesmo assim, o município se colocará à disposição dos investimentos de outras instituições. Mas neste momento, pelo caráter histórico, esperamos que a Unijuí possa reverter esse quadro. Nós respeitamos, mas não concordamos sobre a posição do MEC", concluiu Ballin sobre esta questão.

Já em relação aos cursos técnicos, visto a grande carência de profissionais qualificados em nível técnico, o prefeito garante a busca pela instação de um polo do Instituto Federal em Ijuí - IFE - visto que já há um núcleo que está em funcionamento no Instituto Estadual de Educação guilherme Clemente Köehler - Polivalente.

Concluindo, anunciou que na próxima sexta-feira, 17,  a partir das 8h30, acontece no Salão Farroupilha da prefeitura municipal o lançamento do plano de governo municipal para os próximos dezoito meses, quando termina seu mandato.

De acordo com Ballin, é preciso estipular um plano de enxugamento de gastos e outro de investimentos para este período, visto a situação financeira pela qual o país passa é de crise.


Fonte: PORTAL IJUHY.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário