quarta-feira, 22 de julho de 2015

Grêmio supera o Criciúma nos pênaltis e segue na Copa do Brasil

Grohe defendeu duas cobranças após 1 a 0 no tempo normal

Grohe defendeu duas cobranças após 1 a 0 no tempo normal | Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação CP
   Grohe defendeu duas cobranças após 1 a 0 no tempo normal | Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação CP

O Grêmio fez o mínimo que precisava no tempo normal, desperdiçou chances de definir e teve que ir até os pênaltis para superar o Criciúma, nesta terça-feira, em Santa Catarina. Depois do 1 a 0 com bola rolando, a classificação dramática veio com 4 a 3 na marca da cal. Marcelo Grohe defendeu duas penalidades, enquanto Braian Rodríguez perdeu a sua, sem impedir os gremistas de chegarem às oitavas de final.

O Tricolor, agora, aguarda por sorteio da CBF, em 4 de agosto para conhecer seu próximo adversário no torneio. Bem antes disso, o time de Roger Machado volta a campo às 18h30min de sábado, contra o Sport, na Arena, pelo Brasileirão. 

Pedro Rocha abre o placar

O primeiro tempo teve superioridade inicial do Criciúma, que foi para o ataque em busca de um gol que complicaria mais a vida do Grêmio. Mas o Tricolor equilibrou e, apesar de um jogo cheio de erros de ambas as partes, encontrou o caminho do seu gol.

A primeira chance foi dos catarinenses, aos oito minutos. Juba apareceu livre na área e tentou o chute no canto direito, mas mandou em tiro de meta. No contra-ataque, Maicon invadiu a área a dribles, mas Pedro Rocha, impedido, chutou para o gol, anulando o lance.

Pedro Rocha ainda desperdiçou um bom lançamento de Douglas, aos 21 minutos, demorando para chutar e batendo prensado. Mas o gol estava a caminho: no escanteio deste lance, a bola sobrou para Giuliano. Ele lançou Luan, que cruzou da linha de fundo e Pedro Rocha aparou com o lado externo do pé para anotar o 1 a 0.

Aí o Criciúma voltou a acordar e a levar perigo. Primeiro, Lucca driblou Geromel e chutou livre no ângulo direito. Grohe conseguiu tirar e a bola ainda explodiu na trave para salvar o Grêmio. Aos 31 minutos, os catarinenses tiveram três chances de concluir, em pane geral da zaga tricolor. No último destes lances, Grohe bateu rouba e Lucca chutou para fora sem goleiro.

Ainda houve tempo de Rodrigo Andrade perder mais uma chance na cara do gol para o Criciúma. Galhardo cortou de carrinho para trás, e o jogador chutou de primeira, mas muito por cima. A resposta foi novamente com Pedro Rocha, que chutou do meio da rua, para grande defesa de Luiz, no ângulo direito.

Luan perde a chance de definir

O começo do segundo tempo voltou a mostrar o Grêmio com dificuldades para avançar sobre o campo de ataque, mas a marcação melhorou. O Criciúma pouco teve chances de ameaçar Grohe. Aos 11 minutos, Luan perdeu a grande chance de definir o jogo. Recebeu na cara do gol, teve tempo para escolher onde chuter, e bateu fraco em cima do goleiro Luiz.

Na resposta do Criciúma, aos 19, Grohe foi essencial para evitar o gol de empate. Paulo Sérgio chutou no canto direito, à queima-roupa, e o goleirão buscou. Erazo afastou errado e Lucca chutou para fora com o goleiro caído. Aos 22, Luiz voltou a salvar os catarinenses. Galhardo foi lançado na cara do gol e ele saiu da meta para afastar. Sobrou para Giuliano e o goleiro fez a falta na meia-lua para evitar novo chute, levando amarelo.

Braian desperdiça, mas Grohe garante nas penalidades


O Criciúma teve a vida complicada aos 34 minutos, quando Guilherme Santos fez falta forte. Levou o segundo amarelo e foi expulso. Braian Rodríguez foi para o jogo no lugar de Pedro Rocha e, no último lance tricolor, perdeu a chance de matar a partida. A três passos da meta, chutou de primeira e mandou por cima. Foi mesmo para as penalidades.

Nas cobranças, Maicon confirmou para o Grêmio e Marcelo Grohe fez a defesa no canto direito em batida de Paulo Sérgio. O Tricolor seguiu à frente até a penúltima cobrança, quando Braian Rodríguez cobrou à meia altura no canto esquerda, para defesa de Luiz. Douglas confirmou o 4 a 3, com categoria no canto direito. Aí veio a decisão: o próprio goleiro do Criciúma foi para a batida, mas Grohe pulou certeiro e fez a defesa da classificação.

Copa do Brasil - Terceira fase

Criciúma 0 (3)
Luiz; Maicon Silva (Jonas), Fábio Ferreira, Wanderson e G.Santos; Wellington, Marcão, R.Andrade; Paulo Sérgio, Juba (Fábio Silva) e Lucca (Cristiano). Técnico: Petkovic

Grêmio 1 (4)
Grohe; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Hermes; Walace (Edinho), Maicon, Giuliano (Fernandinho) e Douglas; Luan e Pedro Rocha (Brayan Rodríguez). Técnico: Roger Machado.

Gol: 
Pedro Rocha (23min/1ºT).
Cartões amarelos: 
Maurinho, Cristiano, Luiz e Guilherme Santos (C); Galhardo, Walace, Maicon e Douglas (G). 
Cartão vermelho: 
Guilherme Santos.
Local:
 Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).
Árbitro: 
Flávio Rodrigues Guerram (SP).
Auxiliares: 
Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Vicente Romano Neto (SP).


Bernardo Bercht
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário