sexta-feira, 31 de julho de 2015

Frederico Westphalen: Acordos do código de postura começam a valer na segunda-feira

Pubs, bares e restaurantes poderão ser fiscalizados pelo poder público

Utilização das vagas oblíquas de estacionamento também foi normatizada
Foto - Cristiane Luza

Termina segunda-feira, 3 de agosto, o prazo para adequação de bares, pubs e restaurantes de Frederico Westphalen às modificações acordadas entre empresários, representantes do Ministério Público, dos Poderes Executivo e Legislativo, da área da segurança pública, entidades comerciais e de proteção a crianças e adolescentes no Código de Postura de Frederico Westphalen, vigente desde 1976.

Horários de funcionamento

Restaurantes e bares podem funcionar das 7h à meia-noite, como já consta no Código de Posturas vigente, com flexibilização de uma hora a mais para dispersão total do público. Nas sextas-feiras e nos sábados, quando o movimento é maior, o horário passa a ser 1 hora da manhã, também com uma hora de flexibilização. Serviços de telentrega – como é comum para as que servem lanches –, a partir da meia-noite, podem continuar o atendimento internamente, sem receber novos clientes no local.
 
Para pubs, o horário de funcionamento seria das 20h às 2h da manhã seguinte, no entanto, também por meio de consenso, ficou acertado que as atividades podem se estender até as 5 horas.

Proibido para menores

Menores de idade não podem frequentar pubs, nem acompanhados dos pais ou responsáveis. Também deverá ser reforçado o Artigo 81, inciso 2º do ECA, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas à crianças ou adolescentes.
 
Os responsáveis pelos estabelecimentos assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual assumiram, entre outros, o compromisso de afixar em locais visíveis ao público, junto às áreas externas dos estabelecimentos, avisos sobre essas proibições, que deverão constar também em suas propagandas.
 
Estabelecimento alugado para realização de eventos

Nessas situações, os responsáveis deverão manter alguém no evento para zelar pelo cumprimento do acordo, tomar as providências exigidas caso necessário e informar, no contrato, o cumprimento do disposto no TAC. Caso ocorra o descumprimento pelo locatário, o responsável poderá acionar o Conselho Tutelar ou autoridade policial competente.
 
E se o TAC for descumprido?

A multa é de R$ 150 por dia de atraso no cumprimento das obrigações, corrigidos monetariamente. No caso de execução da multa, o valor será revertido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Frederico Westphalen.
 
Uso de estacionamento para mesas e cadeiras
 
O proprietário do estabelecimento deve solicitar formalmente na Secretaria da Coordenação e Planejamento a utilização do espaço e instalar um sistema de proteção, como barras ou traves.


Por: Heloise Santi
FOLHA DO NOROESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário