quarta-feira, 8 de julho de 2015

Cachoeirinha admite surto de meningite e anuncia vacinação

Estado confirma seis mortes pela doença meningocócica

Ontem, a comunidade protestou na ERS 118 para cobrar medidas de reforço da Prefeitura | Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP
   Ontem, a comunidade protestou na ERS 118 para cobrar medidas de reforço da Prefeitura
   Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP


*Com informações das repórteres Karina Reif e Bibiana Borba

Depois de três casos identificados de meningite por meningococo tipo C no bairro Jardim Betânia, em Cachoeirinha, foi declarado surto comunitário e, com isso, o município receberá cerca de 6 mil doses de vacina para a população da região. A prefeitura quer imunizar moradores de 12 meses a 20 anos de idade nos próximos dias. Serão montados quatro pontos para as aplicações a serem feitas mediante comprovante de residência. 

Os habitantes devem ficar atentos às medidas de prevenção, como higiene das mãos e ventilação do ambiente, e também ao chamado para realizarem a vacinação. “Vamos avisar com carros de som no bairro. Ainda não temos o levantamento do número de pessoas, mas se for necessário, o Ministério da Saúde enviará mais doses”, afirmou nesta quarta-feira o prefeito Luiz Vicente da Cunha Pires.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Amir Selaimen, um menino morreu antes do surto, mas não houve comprovação de que fosse por meningite. Ainda há um caso de uma mulher de 47 anos. Porém, a doença dela é pneumocócica, que é sazonal.

A coordenadora de Imunizações do Estado, Tani Ranieri, explicou que a transmissão do meningococo tipo C ocorre por contato prolongado e íntimo. “É uma das bactérias que pode desenvolver um quadro de meningite. A letalidade é em torno de 30%”, afirmou. 

A comunidade do bairro está muito assustada e se reuniu com o prefeito para saber sobre as ações a serem tomadas. “Todos que têm filhos estão com medo”, afirmou o motorista Fábio Costa e Silva, 34 anos. A filha dele de 7 anos é aluna da Escola Municipal Alzira Silveira Araújo, onde estudavam as duas crianças que morreram. “Se continuar assim, vou mandar minha mulher e minha filha para o interior ficar com os parentes”, declarou. 

De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), três vítimas foram diagnosticadas, 
duas morreram e uma está internada no Hospital Conceição. Entre os casos está o de um aluno de 8 anos que morreu terça-feira. No dia 3, outra estudante, de 12 anos, também faleceu. Uma menina de 12 anos - que mora no mesmo bairro, mas não estuda na mesma escola - permanece internada em Porto Alegre, e já teve o diagnóstico confirmado de meningite bacteriana do tipo C.

Ontem, a comunidade protestou na ERS 118 para cobrar medidas de reforço da prefeitura. Além da prevenção ampliada, o município garante tratamento com antibiótico a quem teve contato com os doentes. A aplicação pode ser ampliada conforme avaliação da vigilância em saúde.

O Estado confirmou a morte de seis pessoas por meningite bacteriana em 2015. Mais duas pessoas morreram, mas os casos ainda não foram passados para o governo. No total, 35 casos foram registrados. No ano passado, foram três óbitos entre 32 casos, no mesmo período. Já a meningite viral, tratada normalmente sem internação, levou à morte uma pessoa neste ano, entre 146 casos no Estado.


Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário