terça-feira, 30 de junho de 2015

Santo Augusto: Greve dos funcionários do hospital chega ao 6° dia sem solução

A segunda-feira foi marcada por mobilizações em prol do Hospital Bom Pastor


A greve dos funcionários do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto entra hoje, 30, no seu sexto dia, e por enquanto, nada de concreto foi conseguido pela categoria. 

Desde a última quinta-feira, 25, os funcionários da casa de saúde paralisaram suas atividades, o motivo é o atraso nos salários desde o mês de maio.  Segundo a direção do hospital o atraso se dá por conta da falta de repasses do Governo do Estado. 

Em reunião na tarde de ontem, segunda-feira, 29, na sede da 17ª CRS, em Ijuí, os administradores do hospital confirmaram que a casa de saúde de Santo Augusto bateu todas as metas que estão previstas no contrato com o Estado, e que o repasse das verbas não aconteceu por falta de dinheiro no caixa do Governo.

Ainda na tarde de ontem, os funcionários receberam o apoio de pessoas de outros municípios, que se juntaram aos funcionários da casa de saúde e saíram em caminhada pelas ruas do município com carro de som. 

À noite os funcionários se reuniram e participaram da sessão da Câmara de Vereadores de Santo Augusto, na oportunidade, pediram ajuda ao legislativo para conseguirem recursos para amenizar a crise financeira do hospital.
 
Antes do início da Sessão Ordinária, um dos funcionários, representando o movimento grevista, fez uso da tribuna e falou aos vereadores. O Técnico em Enfermagem, Oldinei Barcellos, falou por cerca de 10 minutos e colocou para os vereadores a situação crítica que os  funcionários estão tendo que enfrentar, sem ter dinheiro para quitarem suas dívidas com água, luz, supermercado e outros. 

A posição dos vereadores foi de que a Câmara vai ver a possibilidade legal do repasse de recursos do legislativo ao hospital. Segundo o Presidente da casa, Vereador Horácio Ferrando Dornelles, a Câmara disponibiliza hoje de uma sobra de mais de R$ 180 mil reais, e que vai esperar até quarta-feira, 01, o parecer jurídico do IGAM (Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos), que presta serviços jurídicos a Câmara, a possibilidade legal de destinar parte destes recursos ao hospital.
 
A situação do Hospital Bom Pastor se agrava a cada dia. Há relatos de que já começaram faltar alimentos, material de limpeza, remédios e até oxigênio para o atendimento dos pacientes. A comunidade está se mobilizando para ajudar o hospital, fazendo campanhas para arrecadar donativos, que serão destinados à entidade. 

A Rádio Querência, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o grupo da terceira idade Revivendo já iniciaram suas campanhas.





 


Dpto. Jornalismo RQ
Texto: Andre Motta
Postado por: Maira Kempf

Nenhum comentário:

Postar um comentário