quinta-feira, 25 de junho de 2015

MANUTENÇÃO VEICULAR PREVENTIVA EVITA ACIDENTES E GASTOS EXTRAS (Publicado em 25 de junho de 2015 por jottasantana)

Para motoristas que vão colocar o carro na estrada nessas férias, a Monroe recomenda a revisão dos amortecedores e demais itens de segurança

Recordista mundial em acidentes de trânsito, o Brasil ainda é um local em que a revisão preventiva do veículo ainda não é um costume frequente. Dados do setor de reposição de peças apontam que mais de 60% dos motoristas vão às oficinas somente quando o carro apresenta algum tipo de problema. Para estimular o hábito de realizar as revisões periódicas, a Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, faz um alerta para quem vai pegar a estrada nestas férias de julho.

De acordo com testes realizados pela fabricante, o amortecedor, que é um dos principais itens de segurança veicular, quando está desgastado ou danificado pode comprometer a capacidade de frenagem do automóvel, exigindo até 2,5 metros a mais de distância necessária para frear, a uma velocidade de 80 km/h. Além disso, pode haver outras consequências como maior risco de aquaplanagem e perda de estabilidade, causando perda de controle em curvas e em pistas mal pavimentadas. As trepidações na carroceria também aumentam, gerando desconforto e elevando o nível de cansaço do motorista em até 26%.

“A inspeção do automóvel é extremamente importante para a segurança no trânsito, evitando uma série de acidentes, além de ser a melhor forma de manter o carro em bom estado. É financeiramente mais vantajosa e também contribui com o meio ambiente”, analisa Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe. O especialista acrescenta que a manutenção corretiva chega a ser aproximadamente 30% mais cara do que a preventiva.

A Monroe aconselha a checagem do componente a cada 10 mil quilômetros, ou conforme orientação da montadora. A troca preventiva é recomendada quando o veículo atingir 40 mil quilômetros rodados ou quando o motorista notar problemas de dirigibilidade. Ruídos na suspensão, solavancos, balanços excessivos, falta de contato dos pneus com o solo são alguns sinais de desgaste. Quando houver a necessidade de troca do amortecedor, recomenda-se também a substituição do kit, composto pelo coxim, batente e coifa.

Vale ressaltar que o período de substituição varia de acordo com as condições de uso do automóvel. Veículos que trafegam em estradas bem pavimentadas tendem a apresentar menor desgaste comparado com os que circulam por pistas irregulares.

Em caso de dúvidas sobre revisão ou substituição, o Monroe Resolve, serviço de relacionamento com o cliente, no 0800 166 004, indica as revendas credenciadas. A fabricante também oferece atendimento via chat no www.monroe.com.br.

Outros itens de segurança, como suspensão, freios, pneus, rodas e direção também devem ser inspecionados. É importante checar os lubrificantes, como óleo do motor, nível da água do radiador e do fluido de freio. Lâmpadas externas e internas, nível do recipiente de água e palheta do limpador de para-brisa também devem ser verificados, assim como os equipamentos obrigatórios, macaco, triângulo e chave de roda.


Postado por ROGÉRIO MACHADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário