quinta-feira, 14 de maio de 2015

Você sabe o que é a RAISA?



A RAISA (Rede de Atendimento Integrada em Santo Augusto) atua no combate e na prevenção da violência infantil
    
Buscando esclarecer e informar os santo-augustenses sobre as situações de violência contra crianças e adolescentes em Santo Augusto, o Delegado Gustavo Fleury, a Promotora Daniela Fistarol e a Secretária da Assistência Social Marcia Fucilini estiveram na Rádio Querência na manhã desta quinta-feira, 14. 

Os relatos de prostituição, abuso sexual e consumo de drogas são assustadores e os registros são elevados para o município de Santo Augusto. Para combater esses crimes, o município possui uma rede de atendimento integrada, a RAISA. O órgão atua no desmembramento de casos que envolvem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Essa rede é formada por membros de diversos setores, Ministério Público, Polícia Civil, Brigada Militar, Saúde e Educação.

A Promotora Daniela explicou que pode ser considerada violência contra criança e adolescente: Alienação parental, bullying, violência psicológica, violência sexual, prostituição e violência física. Essas situações surgem de várias partes da sociedade, disse ela. Em Santo Augusto, a maior parte dos casos envolve violência no seio familiar. O Delegado Fleury colocou que há casos de prostituição e indução familiar à prostituição que chegaram à polícia e estão sendo investigados. 

Os registros de violência são abordados em discussões quinzenais da RAISA, e a partir disso, soluções preventivas e efetivas são buscadas. A Secretária de Assistência Social, Marcia falou da importância dos pais e responsáveis estarem atentos na rotina dos filhos, e atuarem no dia-a-dia, nas escolas, nas companhias, para que evitem futuros problemas. 

Denúncias por parte da sociedade são importantes, para que esses crimes possam diminuir no município. 

Como denunciar:

Polícia Civil 197 
Brigada Militar 190 
Polícia Rodoviária Federal 191 
Disque direitos humanos 100
Conselho tutelar municipal (55) 99157874

As denúncias são anônimas, não sendo necessária a identificação.
  
Dpto. Jornalismo RQ
Foto: Fernando Almeida
Postado por: Maira kempf

Nenhum comentário:

Postar um comentário