terça-feira, 5 de maio de 2015

Marcados depoimentos dos réus do Caso Bernardo em Três Passos


Marcados depoimentos dos réus do Caso Bernardo em Três Passos
   Oitivas acontecerão no Fórum de Três Passos/Foto: Rodrigo Oliveira/Três Passos News

As oitivas dos quatro acusados da morte de Bernardo Uglione Boldrini foram agendadas pelo juiz de Direito Marcos Luís Agostini para o dia 27 de maio. Os depoimentos devem se iniciar às 9h30 no Fórum da cidade de Três Passos.

A divulgação da data ocorreu na manhã desta terça-feira, 5, pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A promotora Silvia Jappe, promovida para atuar na Promotoria Criminal de Santiago, permanecerá na Comarca de Três Passos até o julgamento do caso.

Os réus Graciele Ugulini, madrasta de Bernardo, Leandro Boldrini, pai do menino, e os irmãos Edelvânia e Evandro Wirganovicz, amigos de Graciele, respondem pela morte do menino ocorrida em abril de 2014. Saiba mais sobre os acusados da morte de Bernardo:

Graciele Ugulini, a Keli

Quem é: enfermeira, madrasta do menino Bernardo, 37 anos

Situação: Presa na Penitenciária Feminina de Guaíba (RS)

Acusação: Homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver

Histórico: Descrita por testemunhas como interesseira, queria “eliminar” o menino do núcleo familiar formado com o marido e sua filha mais nova. Queria usufruir dos bens do médico e via no garoto uma presença constante da mãe dele, Odilaine Uglione, morta em 2010 quando estava em processo de separação do pai de Bernardo. Enganou o enteado ao dizer que o levaria para comprar uma TV e deu mais de uma dose do tranquilizante midazolam, por comprimidos e injeção letal, para matar o menino. Prometeu dinheiro para que uma amiga e seu irmão a ajudassem a enterrar o corpo de Bernardo. Planejou a morte.

Defesa: Afirma que não pretendia matar o Bernardo, mas admite que deu uma dose excessiva de sedativo ao enteado. Após verificar que ele estava sem pulso, resolveu enterrar o corpo com ajuda da amiga Edelvânia. Nega que tenha sido um assassinato planejado. Diz que o marido não tem envolvimento no caso

Leandro Boldrini

Quem é: médico, pai de Bernardo, 39 anos

Situação: Preso no Presídio de Alta Segurança de Charqueadas (RS)

Acusação: Homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e falsidade ideológica

Histórico: Segundo a polícia, era um pai omisso e idealizou a morte do filho com interesse em herança e por dificuldades de convivência em casa. Depois do suposto sumiço do menino, teria dissimulado uma busca pelo garoto. A polícia aponta gravações telefônicas, registro de telefonemas supostamente forjados e a receita médica de seu consultório, que foi usada para compra de midazolam, como provas de sua participação. É tido como o mentor do crime.

Defesa: Admite que não dava atenção ao filho por ser atarefado demais, mas alega ser inocente no crime. Argumenta que o resultado da perícia oficial na receita médica que saiu de seu consultório não conseguiu atestar que a assinatura era sua – o teste resultou “inconclusivo”.

Edelvânia Wirganovicz

Quem é: assistente social, amiga da madrasta de Bernardo, 41 anos

Situação: Presa na Penitenciária Feminina de Guaíba (RS)

Acusação: Homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver

Histórico: Confessou o crime à polícia e disse que estava presente quando a madrasta deu sedativos e matou o menino. Ajudou a dar injeção em Bernardo, segundo o Ministério Público. Indicou aos investigadores o local onde o corpo foi escondido. Pás usadas para escavar a cova foram encontradas na sua casa. Recebeu cerca de 6.000 reais de Graciele Ugulini em troca da ajuda para esconder o corpo de Bernardo.

Defesa: Argumenta que agiu sob pressão e ameaças de Graciele e que só confessou ter envolvimento na ocultação do cadáver. Ela diz que não matou o garoto, embora estivesse presente na cena do crime e tenha descrito os métodos.

Evandro Wirganovicz

Quem é: motorista, irmão de Edelvânia, 32 anos

Situação: preso no Presídio de Três Passos (RS)

Acusação: Homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver

Histórico: Segundo a polícia, Evandro estava ciente que a amiga de sua irmã planejava matar Bernardo e auxiliou a achar um local e cavar um buraco para enterrar o menino, também por causa da recompensa financeira. Dias antes do crime, o carro dele foi visto estacionado em frente ao terreno onde o corpo foi encontrado – o local fica próximo à casa da mãe dele e de Edelvânia.

Defesa: Assim como sua irmã, diz que não teve nenhuma participação no crime. Alega que costumava pescar nas margens do Rio Mico, próximo ao qual o corpo de Bernardo foi encontrado.

Entenda o Caso Bernardo

Bernardo Uglione Boldrini, de 11 anos, desapareceu no dia 4 de abril, em Três Passos. Dez dias depois, o corpo do menino foi encontrado no interior de Frederico Westphalen, dentro de um saco plástico, enterrado às margens de um rio. Foram presos o médico Leandro Boldrini, a madrasta Graciele Ugulini e uma terceira pessoa, identificada como Edelvânia Wirganovicz. Evandro Wirganovicz, irmão de Edelvânia, também foi preso acusado de participar da ocultação do cadáver. Os quatro foram indiciados e deverão ir a julgamento.

  • Click to enlarge image 11212276_639800169486038_671636332_n.jpg
  • Click to enlarge image 17072901.jpg
  • Click to enlarge image alx_evandro_wirganovicz-1_original.jpeg
  • Click to enlarge image alx_graciele_ugulini2_original.jpeg
  • Click to enlarge image alx_leandro_boldrini2_original.jpeg
  • Click to enlarge image edelvania-original.jpeg

Fonte: Três Passos News

Nenhum comentário:

Postar um comentário