sexta-feira, 8 de maio de 2015

Clima é de tensão nas comunidades de traficantes rivais mortos

Teréu, que morreu ontem, teria sido o mandante da execução de Xandi

Reforço de efetivo nas duas regiões tem como objetivo garantir a tranquilidade e segurança das comunidades | Foto: Tarsila Pereira
   Reforço de efetivo nas duas regiões tem como objetivo garantir a tranquilidade e segurança das comunidades
   Foto: Tarsila Pereira

A aparente tranquilidade na manhã desta sexta-feira escondia a tensão e o medo dos moradores do condomínio popular Princesa Isabel, no bairro Azenha, e do Beco dos Cafunchos, no bairro Agronomia, em Porto Alegre. O clima de guerra entre os traficantes rivais das duas áreas elevou-se após a morte na quinta-feira, na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), do traficante Teréu, do Beco dos Cafunchos, apontado como mandante da execução do traficante Xandi, do condomínio popular Princesa Isabel, em janeiro deste ano.

O patrulhamento dos policiais militares do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do 19º BPM nas respectivas áreas foi mantido de manhã pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Brigada Militar. O reforço do policiamento nas duas zonas, agora consideradas de risco após a morte do traficante Teréu, teve início ainda na noite de quinta-feira e avançou durante a madrugada de hoje. A Polícia Civil, através das equipes volantes da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), também foi mobilizada para evitar um confronto entre os dois grupos rivais de tráfico de drogas que atuam nas duas comunidades.

O comandante do CPC, tenente-coronel Mário Ikeda, explicou que o reforço de efetivo nas duas regiões tem como objetivo garantir a tranquilidade e segurança das comunidades. O oficial disse ainda que a BM não confirmou os boatos existentes durante a noite e madrugada de que grupos armados, ligados ao traficante Teréu, planejavam invadir o condomínio Princesa Isabel. 

Apesar da forte presença da BM nas duas comunidades, o medo de represálias fez com que pouco mais de dez alunos comparecessem durante a manhã na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Sylvio Torres, no Beco dos Cafunchos. O estabelecimento de ensino, que havia sido reaberto, possui 387 alunos nos dois turnos. “Cruzei com algumas mães e elas disseram que não iriam mandar as crianças”, afirmou a diretora Alcina dos Santos.

Na tarde de quinta-feira, as aulas foram suspensas quando espalhou-se a notícia da morte de Teréu. Em nota oficial, a Secretaria da Segurança Pública esclareceu que a decisão foi unilateral e, mesmo após ser informada de que havia plenas condições para a realização de suas atividades, o estabelecimento de ensino não funcionou na tarde de quinta-feira. Já no condomínio Princesa Isabel, uma creche no local recebeu na manhã de ontem apenas 30 dos 90 crianças que costuma receber por dia. 


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário