sexta-feira, 15 de maio de 2015

Bom Progresso: Jogos Rurais Sol a Sol devem reunir 500 pessoas no município neste sábado



Um dos mais tradicionais eventos desportivos do meio rural gaúcho, os Jogos Rurais Sol a Sol devem mobilizar 500 pessoas no próximo sábado (16/05), em Bom Progresso. O local das provas é a comunidade Lajeado Pinhalzinho, anfitriã da 8ª edição dos jogos no município do Corede Celeiro. O início das atividades está marcado para as 9h.

Ao todo, são 14 modalidades desportivas, que serão disputadas, até o momento, por 350 atletas inscritos. Entre as modalidades, destacam-se algumas inusitadas para quem não está acostumado com a lida no campo: debulha de milho, serra de lenha, lançamento de milho no cesto.

Segundo a extensionista da Emater/RS-Ascar, Anelise Kehl, o objetivo, ao contrário do que possa parecer, não é a disputa, mas a integração entre as famílias, reforçando os laços de comunidade. Os Jogos Rurais Sol a Sol seriam uma oportunidade de encontro, em que o desenvolvimento físico, social e cultural está presente.

Além disso, os Jogos Rurais Sol a Sol, segundo a Emater/RS-Ascar, estimulam as pessoas da comunidade a trabalharem em rede e a assumirem decisões de acordo com suas próprias regras internas, como, por exemplo, a decisão de gerir os recursos obtidos durante o evento.

Modalidades
Serão disputadas as seguintes modalidades: corrida do saco, cabo de guerra, futsal, vôlei, bocha, serra de lenha, canastra, bolão de corda, chute no pneu, corrida da bicicleta, lançamento do milho no cesto, debulha do milho, tiro ao alvo de bodoque e desfile da Garota Mirim, Garota Sol a Sol e Casal Simpatia (idade acima dos 55 anos).

Almoço
Uma atração à parte, o almoço dos Jogos Rurais Sol a Sol é reconhecido pelo esmero no preparo dos ingredientes. Em Bom Progresso, o cardápio escolhido foi carreteiro de tacho, acompanhado de diversas saladas e pão de milho colonial.

A 8ª edição dos Jogos Rurais Sol a Sol se inserem na programação do 23º aniversário do município e no 17º aniversário da Emater/RS-Ascar em Bom Progresso. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Bom Progresso e comunidade Lajeado Pinhalzinho. São parceiros na produção do evento, Cotricampo, Sicredi, Cresol Banrisul, Câmara de Vereadores de Bom Progresso, MPA e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.


Fonte: Emater-RS/Ascar / Foto: Arquivo
Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário