quarta-feira, 29 de abril de 2015

“Situação é preocupante!” Santo Augusto tem número alto de jovens na FASE


   A informação foi repassada pela Promotora de Justiça nesta manhã em entrevista á Radio Querência

O tráfico de drogas tem se mostrado como fator decisivo no crescimento da população carcerária brasileira na última década. Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), do Ministério da Justiça, existem atualmente cerca de 600 mil pessoas presas no sistema penitenciário, e o crescimento dessa população é notório. 

Nos municípios que abrangem a Comarca de Santo Augusto, a informação repassada pela Promotora, Daniela Fistarol, é ainda mais desanimadora, a Comarca de Santo Augusto encaminha muitas crianças e adolescentes para a FASE (Fundação de Atendimento Sócio-educativo) em Santo Ângelo. O número, que não pode ser divulgado, é considerado grande se levado em consideração que a comarca abrange apenas municípios pequenos como Chiapetta, São Valério do Sul, Inhacorá e Santo Augusto.

Os dados são preocupantes, no mês de março, por exemplo, um jovem de 15 anos foi apreendido e encaminhado para a FASE. Na sua ficha criminal: dois homicídios. Crimes envolvendo menores são comuns em Santo Augusto, há corriqueiramente apreensão de jovens por furto, porte de arma branca ou de fogo, e ainda consumo ou porte de drogas. Nem todos são encaminhados para a FASE, primeiramente outras medidas de recuperação são tomadas pelo poder judiciário.  

No ano de 2014, adolescentes viraram caso de polícia após se apresentarem embriagadas em sala de aula. Fatos considerados graves, mas é de quem é a responsabilidade por esses casos estarem se tornando comum? Pais, filhos, companhias, ou o conjunto que forma a sociedade. 

Em entrevista nesta manhã, 29, onde estiveram reunidos nos estúdios da Rádio Querência Conselheiros tutelares e a Promotora da Comarca de Santo Augusto, um dos representantes do Conselho informou que há pais que tentam transferir a responsabilidade por seus filhos para os conselheiros, outros alegam não poder mais conviver com a vida que os filhos levam. As instituições parceiras, Ministério Público, Assistência Social e Conselho Tutelar trabalham para que casos como esses sejam minimizados.

A sociedade está acostumada a não tomar atitudes diante de fatos incorretos. A primeira delas seria tomar consciência dos atos. Venda de bebida alcóolica para menores é crime. Menor de idade não pode frequentar festas sem acompanhante ou autorização. Pais devem matricular os filhos e acompanhar o desempenho escolar. Crianças não podem estar na rua sozinha durante a noite. Atitudes que seriam simples se houvesse menos negligência e mais cobrança da família e da sociedade. Atitudes que diminuiriam a incidência de crimes, e também a incidência de crianças e adolescentes utilizando drogas. 

A droga é a maior arma de destruição do ser humano, seja no contexto social, profissional ou familiar. E essas drogas não são somente as ilícitas, mas as lícitas, como o álcool. O jovem que conviver em um ambiente familiar incomum, com casos de violência doméstica, casos de vícios alcóolicos ou de drogas, estará mais vulnerável em decorrência dessa realidade. É preciso mais atenção dos familiares, e também, mais ação da sociedade para então diminuirmos a incidência de jovens infratores.  

Numero do Conselho Tutelar, disponível 24 horas para denúncias: (55)99157874
  
Dpto. Jornalismo RQ
Foto: Andre Motta
Postado por: Maira Kempf

Nenhum comentário:

Postar um comentário