segunda-feira, 13 de abril de 2015

Salto do Yucumã pode desaparecer no rio Uruguai, em Derrubadas


Salto do Yucumã pode desaparecer no rio Uruguai, em Derrubadas
   Alerta é da atual direção e do ex-gestor do Parque Estadual do Turvo/Foto: Arquivo/TP News

A preocupação é do atual gestor do Parque Estadual do Turvo, Telmo Rosa Lopes, em Derrubadas. Com a construção de uma hidrelétrica no município de Alecrim, o parque pode ter 60 hectares de mata nativa alagada, conforme Lopes. Outra preocupação do engenheiro é a Hidrelétrica da Foz de Chapecó, construída entre os municípios de Águas de Chapecó – SC e Alpestre – RS, que, quando aumenta a vazão, alaga o Salto do Yucumã, principal ponto turístico do Parque. As informações são da Rádio Guaíba.

Dante Andres Meller, ex-gestor do Parque, também se mostra preocupado com a Hidrelétrica de Foz de Chapecó que, segundo o biólogo, inunda o Salto do Yucumã e causa a mortandade de peixes porque o nível do rio sobe e desce diariamente, conforme a vazão liberada pela hidrelétrica, fazendo aparecer e desaparecer o Yucumã em questão de horas. As informações são do Jornal Folha Popular.

“Muitos turistas se frustram pelo salto estar cheio ou então se deparam com diversos peixes presos em poças quando o rio baixa rapidamente. A grande maioria dos peixes acaba morrendo. Impactos turísticos e ambientais que certamente não foram contemplados na construção da usina”, disse Meller.

O ex-gestor também alerta para a perda de floresta primária na formação do reservatório do complexo Garabi-Panambi, que ainda está em fase de estudos e ficaria abaixo do Salto. “O alague provocado pela barragem, a ser situada no município de Alecrim, não só prejudicaria a visibilidade do salto como parte da unidade de conservação seria alagada”, alertou.

O Salto do Yucumã é uma cachoeira com 1,8 mil metros de extensão e liga o Brasil com a localidade de Missiones, na Argentina, através do Rio Uruguai. O Parque Estadual do Turvo possui 17.491 hectares de floresta nativa no Alto Uruguai. O local serve de último reduto no estado gaúcho para animais como a onça-pintada, a anta e até a maior águia brasileira, a harpia.


Fonte: Três Passos News

Nenhum comentário:

Postar um comentário